Escute a noticia. Clique no Player acima!
Durante 10 dias de festa, cerca de 20 mil pratos de típicos como Eisben, Kasssler, Wurst e Marreco foram servidos no evento. O consumo de chopp foi de 30 mil litros
A gastronomia, o chopp e os eventos ligados a disseminação da cultura alemã por meio da música e no folclore, foram os pontos altos da 25ª Oktoberfest de Rolândia, realizada de 11 a 21 de outubro. Nos 10 dias de festa, o fluxo registrado foi de 50 mil pessoas. Só no último final de semana passaram pela Vila Germânica quase 10 mil visitantes. Além do restaurante com pratos típicos, a gastronomia era encontrada no Café Colonial com doces e tortas alemãs e na Casa da Salsicha, novidade no evento. Além do chopp, cervejas gastronômicas podiam ser degustadas na Tenda da Cerveja, outro diferencial da Oktoberfest de 2012.
A 25ª edição também trouxe mais informações sobre a cultura alemã, compartilhadas durante a caracterização do desfile de abertura que contextualizou os Estados da República da Alemanha e as estórias das fábulas infantis mundialmente conhecidas, escritas pelos alemães Irmãos Grimm. O passeio das lanternas, um costume alemão de mais de 200 anos, também foi realizado durante o evento em alusão a São Martinho, que tinha o hábito de doar roupas e cobertores na Alemanha todo início de inverno. A Oktoberfest também contou com um encontro de grupos folclóricos vindos dos estados da Região Sul que compartilharam alegria durante o primeiro final de semana do evento.
“Tivemos neste ano uma maior interação com a cultura alemã, envolvendo mais a população nos hábitos da tradição e na história da imigração. A Oktoberfest é um evento que conta com a participação de toda a família, amigos e comunidade, se fortalecendo como uma festa que dissemina alegria para uma ampla região”, afirma Antenor Carlos Soares Bem, presidente da Associação Comunitária da Oktoberfest de Rolândia.
Outros atrativos do evento foram os concursos culturais do Chopp em Metro e do Lenhador, também tradicionais na Alemanha. No Chopp em Metro participaram 140 pessoas nas cinco baterias. A final, que exigia o consumo de 600 ml de chopp no menor tempo, ficou com Marcos Vinícius Fidelis Pereira com o tempo de 12 segundos e 97 centésimos e com Jessica Rodrigues com o tempo de 15 segundos e 41 centésimos. No Lenhador, as duplas vencedoras foram Nelson Aparecido Barreiro e Fábio Cavalaro e Angélica Barreiro e Juliana Barreio, mãe e filha, que tiveram o desafio de serrarem uma tora de eucalipto no menor tempo. Do Lenhador participaram 75 duplas que envolveram 150 pessoas.
Em paralelo à 25ª Oktoberfest, a evolução do Fusca, criado e desenvolvido na Alemanha, foi tema de Encontro que evidenciou a história do veículo intimamente ligada à cultura alemã. Além da carreta pela cidade com queima de fogos, os modelos ficaram expostos para visitação no evento com premiações para o fusca mais antigo, para o que veio da cidade mais distante, para o modelo mais original e para a mulher que veio dirigindo seu próprio fusca.