terça-feira, fevereiro 10, 2026

Conecte-se com a gente no Instagram

72,2k Seguidores
Seguir
Cambé
nuvens quebradas
21.4 ° C
21.4 °
21.4 °
83 %
3.1kmh
75 %
ter
28 °
qua
27 °
qui
26 °
sex
29 °
sáb
29 °
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Tuiuti Explora Diáspora Africana no Brasil e Cuba em Novo Enredo

A Paraíso do Tuiuti, escola de samba do Rio de Janeiro, apresenta um enredo que traça paralelos entre a diáspora africana no Brasil e em Cuba. Intitulado 'Lonã Ifá Lukumi', o tema explora a riqueza cultural e espiritual deixada pela diáspora africana nos dois países.

Enredo e Contexto Histórico

O enredo da Tuiuti destaca a escravização de africanos que ocorreu até o final do século 19, tanto no Brasil quanto em Cuba. Esses povos foram forçados a trabalhar principalmente em plantações de açúcar e café, deixando um legado cultural significativo, visível na culinária, música e religiosidade.

Criação do Samba-Enredo

A letra do samba-enredo, interpretada por Pixulé, foi criada por Luiz Antonio Simas, Claudio Russo e Gustavo Clarão. Simas, um dos compositores, mostrou interesse particular no enredo devido às suas conexões com a religiosidade afro-caribenha e suas relações com o Brasil.

Significado de Lonã Ifá Lukumi

O título 'Lonã Ifá Lukumi' é composto por palavras que refletem conceitos espirituais e culturais. 'Lonã' refere-se às conexões espirituais, 'Lukumi' aos descendentes iorubás escravizados em Cuba, e 'Ifá' à religiosidade que une espiritualidade e filosofia, fundamentando práticas rituais.

Do Livro para a Avenida

O desfile na avenida será dividido em seis setores, começando com a chegada do Ifá à Terra, seguido pela disseminação do conhecimento espiritual. O desfile também abordará a resistência à escravidão em Cuba, incluindo a Revolta de Matanzas de 1843, liderada por Carlota Lacumí.

Elementos Culturais e Religiosos

O desfile apresentará elementos do culto religioso, como rituais sagrados e oferendas, comparados ao candomblé. Também destacará a chegada do Ifá Lucumí ao Brasil no início dos anos 90, através do babalaô cubano Rafael Zamora Díaz.

História da Paraíso do Tuiuti

Fundada em 1952, a Paraíso do Tuiuti é conhecida por seus enredos que exploram temas históricos e sociais. Em 2018, a escola conquistou o vice-campeonato do Grupo Especial com o enredo 'Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?'.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Artigos Populares

plugins premium WordPress