sexta-feira, janeiro 30, 2026

Conecte-se com a gente no Instagram

Cambé
céu pouco nublado
27.4 ° C
27.4 °
27.4 °
61 %
4.1kmh
20 %
sex
30 °
sáb
31 °
dom
32 °
seg
29 °
ter
24 °
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Lei que regulamenta influenciadores digitais mudará o cenário das redes sociais no Brasil?

A LEI Nº 15.325, sancionada no último dia seis, pelo Governo Federal promete provocar mudanças na atuação de influenciadores digitais no país. A nova legislação estabelece regras para a atividade de criadores de conteúdo nas redes sociais, com foco na descrição do que caracteriza a profissão.

A proposta surge em meio ao crescimento acelerado do mercado de influência digital( cerca de 3.800 milhões pessoas se declaram influenciadores no país )e ao aumento de episódios envolvendo desinformação, publicidade velada e recomendações sem embasamento técnico. Com isso, o governo busca criar um marco regulatório inicial para uma atividade que, até então, operava com poucas diretrizes legais específicas.

Para o jornalista Silvio Rodrigues, a sanção da lei representa um avanço importante para a sociedade. “É um começo para a responsabilização dos criadores, que, muitas vezes, não têm o cuidado necessário ao comunicar com milhões de pessoas. A influência gera impacto real e precisa vir acompanhada de responsabilidade”, afirma.

Já o advogado criminalista Marcos Pavinato avalia a medida como positiva, mas ainda insuficiente. Segundo ele, a legislação deixa lacunas importantes. “A lei é um passo inicial, mas precisará ser complementada. Ela não aborda, por exemplo, a necessidade de os influenciadores terem formação ou qualificação mínima para falar sobre assuntos técnicos, como saúde, direito ou investimentos”, explica.

Especialistas apontam que, apesar de não resolver todos os problemas, a nova norma pode abrir caminho para regulamentações futuras mais detalhadas, além de estimular um comportamento mais ético por parte de influenciadores e marcas.

A expectativa é que, nos próximos meses, o debate avance no Congresso e na sociedade civil, especialmente diante do desafio de equilibrar liberdade de expressão, atividade econômica e proteção do público em um ambiente digital cada vez mais poderoso.

E você o que achou dessa mudança?

spot_img
Emily Müller
Emily Müller
Jornalista apaixonada pelas "boas notícias" e criadora da Coluna Bela Manchete! Esposa e mãe dedicada, se dedica a pesquisa e veiculação de informações positivas que passam por diferentes editoriais, como moda, comportamento,life style,saúde e bem-estar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Artigos Populares

plugins premium WordPress