Home / Destaques / Vacinação infantil com Pneumocócica 20 começa neste sábado em São Paulo

Vacinação infantil com Pneumocócica 20 começa neste sábado em São Paulo

A cidade de São Paulo inicia neste sábado (20) a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente (VPC20) para crianças menores de cinco anos. A medida marca o início da substituição gradual da vacina pneumocócica 10-valente (VPC10) no calendário infantil da capital.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a vacinação será realizada conforme o histórico vacinal de cada criança e as doses já recebidas da VPC10. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Araújo, destacou que a nova vacina amplia a proteção contra doenças graves, como meningite, pneumonia e infecções na corrente sanguínea.

Inicialmente, a VPC20 estará disponível nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. A partir de segunda-feira (22), a imunização será ampliada para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista.

A coordenadora reforçou a importância de pais e responsáveis manterem a carteirinha de vacinação das crianças atualizada e procurarem uma unidade de saúde para verificar possíveis doses pendentes. A expectativa é que cerca de 116 mil crianças sejam vacinadas com a VPC20 até o final de 2026.

Entre janeiro e maio deste ano, a rede municipal aplicou, em média, 24.607 doses mensais da vacina pneumocócica 10-valente. A incorporação da VPC20 segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e representa um avanço na prevenção de doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae.

O Ministério da Saúde já enviou 26.890 doses da nova vacina para a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, garantindo o início da imunização nas unidades da cidade.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress