Escute a noticia. Clique no Player acima!
Uma comitiva de Cambé formada pela presidente da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), Ana Paula de Angeli Andrade, secretária municipal de Educação, Cláudia Aparecida Paschoal de Souza, presidente da Fundação Cultural e Artística de Cambé (Funcac), Arísia Mendes Gonçalves, Viviane Mascarenhas e Maria Isabel Barusso Pagnan, conheceram em Apucarana o funcionamento da educação integral, que funciona naquele município há mais de uma década.
A representação cambeense integrou grupo formado também por profissionais da área de educação de Ivaiporã e do município mineiro de Mariana. O grupo foi recepcionado pelo prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira, e o diretor geral da Autarquia Municipal de Educação, Cláudio Silva. Um dos estabelecimentos visitados foi a Escola da Gestante. Os profissionais conheceram também o funcionamento das escolas municipais Karel Kober e Professora Idalice Moreira Prates, e do Centro Municipal de Educação Infantil Sonhos de Esperança. Os cambeenses visitaram ainda o Santuário de Santo Expedito.
Após as visitas, a secretária Cláudia Aparecida Paschoal de Souza disse que a educação em tempo integral é a possibilidade de desenvolvimento total do homem. “Conhecer as experiências de Apucarana nos incentiva a prosseguir neste objetivo, pois iniciativas como esta intensificam as forças em favor de uma educação de excelência em nosso Estado”, acrescentou.
A presidente da APMI, Ana Paula de Angeli Andrade, endossou as palavras da secretária e complementou: “Foi uma boa experiência principalmente por ser algo já bem consolidado em Apucarana. É uma referência para levarmos o modelo ao nosso município”.
O prefeito João Carlos de Oliveira agradeceu a visita e manifestou interesse de compartilhar a experiência com outros municípios: “Tudo aquilo que nós temos que é bom, todas as experiências positivas que trazem qualidade de vida para a população, nós temos a obrigação de compartilhar. Das cidades que aqui estão (Cambé, Ivaiporã e Mariana, de Minas Gerais), duas são próximas a nós e uma veio de Minas Gerais, mas todas tem o mesmo objetivo nosso que é bem educar”, afirmou o prefeito.