O mês de novembro começa com chuvas frequentes e temperaturas mais amenas em Cambé e em toda a região Norte do Paraná, conforme previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O cenário climático mantém o padrão observado nos últimos dias de outubro, com tempo instável e períodos prolongados de precipitação.
De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, o comportamento climático está sendo influenciado pela Oscilação Antártica na fase negativa, fenômeno que favorece o deslocamento de frentes frias para o Sul e o Sudeste do Brasil. Esse sistema contribui para a manutenção das chuvas e a redução das temperaturas ao longo da primeira semana do mês.
“O fenômeno continuará atuando na primeira semana de novembro, com previsão de temperaturas mais baixas e chuvas significativas que podem durar várias horas, semelhante ao período recente”, explica Kneib.
Previsão para o feriado de Finados
Para o feriado de Finados, neste fim de semana, o tempo deve continuar instável na região Norte do Paraná, incluindo Cambé e Londrina.
- Sexta-feira (31): A despedida de outubro deve ter sol entre nuvens, com possibilidade de temporais localizados ao longo do dia. A temperatura máxima prevista é de 26°C.
- Sábado (1º): O primeiro dia de novembro pode começar com tempestades, provocadas por áreas de instabilidade vindas do Paraguai. A previsão indica chuvas a qualquer hora do dia, com temperaturas amenas durante todo o período.
Semana deve manter clima úmido e temperaturas amenas
O Simepar alerta que a tendência para os próximos dias é de continuidade das precipitações, mantendo o solo úmido e o clima mais agradável em comparação às últimas semanas de calor intenso. O padrão climático reforça a influência de frentes frias e sistemas de baixa pressão, que contribuem para a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva.
A expectativa é de que o tempo volte a estabilizar gradualmente apenas na segunda semana de novembro, com aumento da temperatura e redução das chuvas. Até lá, o órgão recomenda atenção redobrada em áreas sujeitas a alagamentos e descargas elétricas durante os períodos de instabilidade.






