Escute a noticia. Clique no Player acima!
Um caminhão pipa adaptado pela Companhia de Desenvolvimento de Cambé (Comdec) com um sistema de auto pressão agiliza o serviço de desentupimento de boca de lobo e galerias de águas pluviais no município. O caminhão recebeu uma bomba, ligado ao seu próprio motor por uma tomada de força.
Segundo o engenheiro da Comdec, Mário Vander Martins Roberto, quando acionada a bomba movimenta um jato de água forte o suficiente para romper o que está obstruindo as galerias de águas pluviais. De acordo com as estimativas iniciais, com este novo sistema, cuja adaptação custou R$ 25 mil, o rendimento dos serviços será cinco vezes superior.
Além disso, o veículo adaptado, que utiliza quatro pessoas treinadas nos trabalhos de desentupimento, reduz o consumo de água e evita que trechos de asfalto sejam destruídos. “Só em situação onde o entupimento é muito drástico haverá a necessidade de destruir o pavimento”, diz Mário Vander.
O presidente da Comdec, Waldemir Alves, estima que existam em Cambé de cinco mil a cinco mil e quinhentas bocas de lobo. Desse total, a metade raramente apresenta problema de entupimento devido às condições geográficas dos locais onde estão instaladas. Em relação à metade restante, Waldemir Alves diz que pelo sistema normal a Comdec conseguir limpas cerca de duas mil bocas de lobo por ano, uma vez que pelo menos um terço volta a apresentar problema. Com o caminhão pipa adaptado a previsão é de que os serviços de desentupimento possam ser executados em 100 por cento da demanda.
Os trabalhos com o veículo foram iniciados no Jardim União e os resultados já foram sentidos. O tempo médio de limpeza de uma boca de lobo é de 20 minutos, o que faz o presidente da Comdec afirmar que com esta alternativa o serviço será triplicado.
Acompanhado pelo prefeito João Pavinato, o vice-presidente da Associação de Moradores do Jardim União, José Aparecido Pires, conhecido na comunidade como Cido Pires, manifestou surpresa com a agilidade do serviço com o uso do caminhão da Comdec e animou-se com a possibilidade de todo o bairro ter as condições de suas galerias pluviais e bocas de lobo normalizadas em, no máximo, três dias.
O prefeito João Pavinato destacou que, além da agilidade, o ganho maior da população cambeense é com a economia de água nas operações de desentupimento das bocas de lobo.