Home / Educação / UEL avança na preparação para novo concurso público de docentes com vagas distribuídas entre Centros

UEL avança na preparação para novo concurso público de docentes com vagas distribuídas entre Centros

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) deu mais um passo importante rumo à realização de um novo concurso público para professores. Em reuniões recentes, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho de Administração (CA) aprovaram atualizações em normas institucionais e definiram como serão distribuídas as vagas entre os Centros de Estudos.

No encontro realizado em 1º de junho, o CEPE revisou a Resolução CEPE nº 082/2023, que regula o ingresso na carreira do magistério superior da UEL, além de atualizar o anexo da Resolução CEPE nº 034/2024, que trata do sistema de reserva de vagas. As mudanças visam deixar as regras mais claras para candidatos e para a comunidade acadêmica.

O Conselho de Administração também deliberou sobre a distribuição dos cargos autorizados para o próximo concurso, considerando aposentadorias, exonerações e falecimentos ocorridos entre 1º de novembro de 2024 e 12 de maio de 2026. O critério seguiu a metodologia já utilizada em 2024, conforme a Lei Geral das Universidades (Lei Estadual nº 20.933/2021).

Ao todo, foram destinadas 58 vagas para os nove Centros de Estudos da UEL. O Centro de Ciências da Saúde (CCS) ficou com 21 vagas, seguido pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), com oito, e pelo Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), com sete. Os Centros de Ciências Exatas (CCE) e de Ciências Biológicas (CCB) receberam cinco e quatro vagas, respectivamente. O Centro de Ciências Agrárias (CCA) ficou com cinco vagas, enquanto o Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) e o Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) receberam três vagas cada. O Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) ficou com duas vagas.

Segundo o pró-reitor de Recursos Humanos, Leandro Altimari, os Centros de Estudos agora devem definir como utilizar as vagas, podendo optar por convocar aprovados em concursos anteriores, abrir novos processos seletivos ou realizar remoções e permutas com outras universidades estaduais do Paraná.

Outra medida em andamento é a atualização das normas para o concurso de acesso à Classe de Professor Titular. A proposta está em análise pelos Centros de Estudos, que poderão enviar sugestões até 10 de agosto. O tema deve voltar à pauta do CEPE para novas discussões e deliberações.

Fonte: operobal.uel.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress