InícioPoliticaNovos secretários assumem em cerimônias de transmissão de cargo

Novos secretários assumem em cerimônias de transmissão de cargo

Os novos secretários de Estado nomeados pelo governador Beto Richa participaram, nesta segunda-feira (3) e terça-feira, de cerimônias de transmissão de cargo. Na Segurança Pública assumiu Reinaldo de Almeida César; no Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri; na Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, na Cultura, Paulino Viapiana; na Agricultura, Norberto Ortigara e, na Justiça e da Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes;no Meio Ambiente, Jonel Iurk; no Trabalho, Emprego e Promoção Social Luiz Claudio Romanelli; no Transporte e Obras Públicas, que juntas formarão a nova Secretaria de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho e na Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

Abaixo, os detalhes das cerimônias.

Reinaldo de Almeida César assume Segurança Pública

Com uma reunião realizada em seu gabinete, o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, assumiu o cargo e deu início aos trabalhos na pasta. A reunião contou com a participação do coronel Marcos Teodoro Scheremetta, indicado para assumir o Comando Geral da Polícia Militar, e do delegado Marcus Vinicius Michelotto, indicado para o cargo de Delegado Geral do Departamento de Polícia Civil.

Cezar Silvestri assume Desenvolvimento Urbano

Ao assumir o cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), o deputado federal Cezar Silvestri garantiu que será exigente e intolerante quanto ao dinheiro público. “Não tenho como agir de outra forma: por obrigação, por ofício e por dever, terei que ser, e serei, extremamente exigente e intolerante nas ações que tratam do dinheiro público”, disse.

Em discurso curto e direto, Silvestri agradeceu o voto de confiança recebido do governador Beto Richa. “Aprendi, ao longo da minha vida pública que confiança não se trinca, quanto menos se quebra. Por esta razão não tenho o direito de decepcionar o governador, como também não tenho o direito de decepcionar todos aqueles que confiaram em mim, ao longo de toda a minha vida pública”, enfatizou.

Silvestri já deixou claro como deverá ser sua forma de trabalho. “Quero, junto com toda a equipe, desenvolver um trabalho diferenciado, dando continuidade ao bom trabalho que já vem sendo feito na Secretaria. Quero uma equipe motivada e criativa, para que possamos deixar nossa marca na Sedu. Tenho certeza que poderei contar com uma equipe experiente que poderá ter, no secretário Cezar Silvestri, um amigo e um companheiro de trabalho”, concluiu.

Ricardo Barros assume Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul

Ricardo Barros recebeu o cargo do ex-secretário Virgílio Moreira Filho. O evento foi prestigiado por mais de 200 pessoas entre políticos, empresários e representantes de federações, sindicatos e órgãos de todo o Estado. Ele afirmou que o trabalho a frente vai seguir as diretrizes apresentadas na campanha pelo governador Beto Richa com o foco no fortalecimento das indústrias já instaladas no Paraná, na atração novos investimentos e, principalmente, na interiorização da industrialização.

“Precisamos gerar mais e melhores empregos nos pequenos e médios municípios do nosso Estado. Locais onde nossos jovens possam ter o acesso ao seu primeiro emprego e assim aprender um ofício. Gerar oportunidade para que os jovens possam continuar convivendo com as suas famílias, mantendo as suas raízes, construindo um ambiente familiar saudável”, disse.

Ricardo Barros definiu a SEIM como uma “secretaria de articulação” e adiantou que vai trabalhar junto com outras secretarias e órgãos do Estado para atrair novas indústrias e fortalecer aquelas já instaladas no Paraná. “Entre outras ações, precisamos adequar a nossa política fiscal para melhorar a competitividade do Estado. Vamos trabalhar para retomar o Paraná como destino de investimentos quem vem para o Brasil”, frisou.

Paulino Viapiana assume a Cultura

Paulino Viapiana tomou posse em solenidade foi realizada no Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná. Ele justificou a escolha do local para a transmissão do cargo por ser a mais antiga identificação da cultura, simbolizando todas as manifestações culturais. A ex-secretária Vera Mussi agradeceu aos colaboradores de seu governo e desejou sucesso ao sucessor.

Viapiana adiantou alguns pontos de seu plano de governo. Entre as propostas está a criação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, como a lei municipal em vigor, que funciona através da renúncia fiscal. “A criação desta lei será fundamental para o fomento da cultura no Paraná”, avalia, acrescentando que pretende criar o Conselho Estadual de Cultura, cujo órgão terá a função de promover a gestão e a fiscalização da política cultural.

Outro compromisso de Viapiana é a descentralização do governo com objetivo principal de ampliar a ação cultural no Paraná. “Os produtos devem ser acessíveis a toda a comunidade. A cultura deve ganhar espaço nas ruas, como a Virada Cultural, promovida em novembro, e que teve 350 atrações durante 24 horas.”

O secretário destacou também a importância de três verbos: informar, discutir e criar. “Não pretendo fazer cultura oficial, imposta de cima para baixo. O desafio é promover a cultura com modelo de gestão. O grande desafio é oferecer o acesso à informação e conhecimento. Que a cultura chegue às pessoas. Esse é o dever do Estado”.

Norberto Ortigara assume a Agricultura

O economista Norberto Anacleto Ortigara assumiu a pasta da Agricultura e do Abastecimento em substituição ao engenheiro agrônomo Erikson Camargo Chandoha. A cerimônia de transmissão de posse, bastante prestigiada com a presença do vice-governador Flavio Arns e cerca de mais de 500 pessoas, ocorreu na sede do Instituto Emater, em Curitiba.

Ortigara afirmou que não abre mão do trabalho em parceria com as cooperativas, sindicatos rurais patronais e de trabalhadores rurais e dos movimentos sociais. Em sua gestão, pretende dar prioridade a parcerias com instituições públicas e privadas, a transparência e promover a melhoria do ambiente de negócios no campo. Os integrandes da equipe da Seab são: chefe de gabinete, Vera da Rocha Zardo; direção geral, Otamir Cesar Martins; departamento de fiscalização, Marco Antonio Teixeira Pinto; departamento de economia rural, Otmar Hubner; departamento de desenvolvimento agropecuário, Rômulo de Assis Lima.

Maria Tereza Uille Gomes assume Justiça e da Cidadania

A procuradora da Justiça Maria Tereza Uille Gomes tomou posse como secretária da Justiça e da Cidadania. Comprometida com as diretrizes do governo Beto Richa, Maria Tereza agradeceu ao governador do Paraná, à indicação de seu nome para assumir a pasta.

“Nosso desafio será efetivar a escolarização e formação profissional nas penitenciárias, transformar as unidades em modelos industriais, criar num primeiro momento, seis mil vagas a fim de absorver presos que possam ingressar no Sistema Penitenciário, implantar o monitoramento eletrônico de presos, promover a discussão de proposta legislativa dentro do Conselho Penitenciário, sobre o processo de execução da pena, de forma eficaz e ágil”, disse.

“Também vamos revitalizar os conselhos da comunidade, estabelecer parcerias com universidades do todo o estado, firmar políticas públicas antidrogas, revitalizar o conselho do idoso e das vítimas de violência doméstica, o programa de proteção à testemunha e de defesa ao consumidor e valorizar o servidor desta casa”, enumerou a nova secretária, que coloca a regulamentação e implantação da Defensoria Pública como o maior desafio de sua administração frente à Secretaria. “É preciso dar acesso à Justiça as pessoas necessitadas de forma ágil, idônea e legal. Só assim, teremos um novo modelo de gestão pública”, concluiu.

Jonel Iurk assume a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná

O novo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Jonel Nazareno Iurk, assumiu o cargo em Curitiba. Na mesma solenidade foi empossado o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Marcio Nunes.

“O Sistema Sema é dotado de um corpo de servidores de altíssima qualificação e comprometimento com a sociedade paranaense. Desta forma, vamos interagir com todas as forças da sociedade capazes de contribuir para a proteção e a melhoria do meio ambiente de forma transversal e participativa”, declarou o secretário Jonel Iurk.

Em seu discurso o secretário do Meio Ambiente disse que a justa medida de sustentabilidade para o Paraná do governador Beto Richa, propõe a maior integração possível com todos os agentes e arranjos produtivos, nas suas mais diferentes formas de organização para o campo e a cidade, e uma gestão ambiental compartilhada entre União, Estado e Municípios.

Durante a transmissão de cargo, Jonel Iurk, parabenizou a nomeação de Tarcísio Mossato Pinto para o IAP e Marcelo Nunes para o Instituto das Águas do Paraná. “Não lhes faltará apoio da minha parte, seja como dirigente ou como técnico, para juntos, cumprirmos com os compromissos assumidos pelo governador Beto Richa com o povo do Paraná”, finalizou o secretário. Romanelli é empossado na Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social

O novo secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Claudio Romanelli, tomou posse nesta segunda-feira (03). Ao assumir o cargo, Romanelli falou sobre seu trabalho na implantação e defesa do salário mínimo regional. “Lutamos nos últimos cinco anos pelo mínimo regional, que é uma grande conquista. Vamos continuar com esse trabalho, fazer com que o mínimo regional seja instrumento para superar a desigualdade social, tendo em vista o efeito benéfico que ele tem sobre a economia paranaense e a renda do trabalhador. Vamos trabalhar intensamente também na geração de novos empregos”, afirmou.

Romanelli destacou ainda que o governo Beto Richa quer estabelecer boas parcerias com governo federal. “Temos o desafio de trazer recursos para o Paraná para desenvolver os nossos bons projetos”, completou.

Fernanda Richa toma posse como secretária da Família e Desenvolvimento Social

A primeira-dama do Paraná, Fernanda Richa, tomou posse como secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social na tarde desta segunda-feira (3). A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Estadual da Criança e Juventude, no bairro Batel, e contou com a presença de autoridades e servidores estaduais. Fernanda Richa assumiu o cargo de Thelma de Oliveira, que respondia pela pasta da Criança e Juventude e pelo Instituto de Ação Social do Paraná (IASP).

“A igualdade de oportunidade e a inclusão social dos grupos, constituem sem dúvida, prioridade central deste Governo”, afirmou Fernanda Richa. “A partir de hoje nossas iniciativas serão compartilhadas democraticamente e debatidas com todos os 399 municípios, reafirmando assim, os laços profundos que nos uniu”.

José Richa Filho assume Secretaria dos Transportes e de Obras Públicas

O novo secretário de Estado dos Transportes, José Richa Filho, que também responderá pela secretaria de Obras Públicas, tomou posse nesta terça-feira (04), no auditório da Secretaria. Juntos, Transportes e Obras formarão a Secretaria de Infraestrutura e Logística, criada pelo governador Beto Richa.

José Richa Filho disse que a decisão oficial por investimentos em infraestrutura e logística deve significar a retomada do desenvolvimento que o Paraná merece.

“A nova Secretaria deve ser instrumento para o novo Paraná que queremos”. Richa Filho falou em ações integradas com todas as secretarias de governo, em buscar apoio dos deputados federais e estaduais, diálogo com os prefeitos e parcerias com o empresariado, com outros governos e organismos internacionais para conquistar novos investimentos que beneficiem a população paranaense.

O Secretário disse que o desenvolvimento se dará com planejamento, foco nos resultados e trabalho alinhado com a visão do Plano de Governo 2011-2014 da gestão Beto Richa. “Vamos promover a integração dos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário do Paraná, que são segmentos importantes da economia para alavancar o crescimento e a competitividade”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Outros Artigos

Os novos secretários de Estado nomeados pelo governador Beto Richa participaram, nesta segunda-feira (3) e terça-feira, de cerimônias de transmissão de cargo. Na Segurança Pública assumiu Reinaldo de Almeida César; no Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri; na Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, na Cultura, Paulino Viapiana; na Agricultura, Norberto Ortigara e, na Justiça e da Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes;no Meio Ambiente, Jonel Iurk; no Trabalho, Emprego e Promoção Social Luiz Claudio Romanelli; no Transporte e Obras Públicas, que juntas formarão a nova Secretaria de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho e na Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

Abaixo, os detalhes das cerimônias.

Reinaldo de Almeida César assume Segurança Pública

Com uma reunião realizada em seu gabinete, o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, assumiu o cargo e deu início aos trabalhos na pasta. A reunião contou com a participação do coronel Marcos Teodoro Scheremetta, indicado para assumir o Comando Geral da Polícia Militar, e do delegado Marcus Vinicius Michelotto, indicado para o cargo de Delegado Geral do Departamento de Polícia Civil.

Cezar Silvestri assume Desenvolvimento Urbano

Ao assumir o cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), o deputado federal Cezar Silvestri garantiu que será exigente e intolerante quanto ao dinheiro público. “Não tenho como agir de outra forma: por obrigação, por ofício e por dever, terei que ser, e serei, extremamente exigente e intolerante nas ações que tratam do dinheiro público”, disse.

Em discurso curto e direto, Silvestri agradeceu o voto de confiança recebido do governador Beto Richa. “Aprendi, ao longo da minha vida pública que confiança não se trinca, quanto menos se quebra. Por esta razão não tenho o direito de decepcionar o governador, como também não tenho o direito de decepcionar todos aqueles que confiaram em mim, ao longo de toda a minha vida pública”, enfatizou.

Silvestri já deixou claro como deverá ser sua forma de trabalho. “Quero, junto com toda a equipe, desenvolver um trabalho diferenciado, dando continuidade ao bom trabalho que já vem sendo feito na Secretaria. Quero uma equipe motivada e criativa, para que possamos deixar nossa marca na Sedu. Tenho certeza que poderei contar com uma equipe experiente que poderá ter, no secretário Cezar Silvestri, um amigo e um companheiro de trabalho”, concluiu.

Ricardo Barros assume Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul

Ricardo Barros recebeu o cargo do ex-secretário Virgílio Moreira Filho. O evento foi prestigiado por mais de 200 pessoas entre políticos, empresários e representantes de federações, sindicatos e órgãos de todo o Estado. Ele afirmou que o trabalho a frente vai seguir as diretrizes apresentadas na campanha pelo governador Beto Richa com o foco no fortalecimento das indústrias já instaladas no Paraná, na atração novos investimentos e, principalmente, na interiorização da industrialização.

“Precisamos gerar mais e melhores empregos nos pequenos e médios municípios do nosso Estado. Locais onde nossos jovens possam ter o acesso ao seu primeiro emprego e assim aprender um ofício. Gerar oportunidade para que os jovens possam continuar convivendo com as suas famílias, mantendo as suas raízes, construindo um ambiente familiar saudável”, disse.

Ricardo Barros definiu a SEIM como uma “secretaria de articulação” e adiantou que vai trabalhar junto com outras secretarias e órgãos do Estado para atrair novas indústrias e fortalecer aquelas já instaladas no Paraná. “Entre outras ações, precisamos adequar a nossa política fiscal para melhorar a competitividade do Estado. Vamos trabalhar para retomar o Paraná como destino de investimentos quem vem para o Brasil”, frisou.

Paulino Viapiana assume a Cultura

Paulino Viapiana tomou posse em solenidade foi realizada no Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná. Ele justificou a escolha do local para a transmissão do cargo por ser a mais antiga identificação da cultura, simbolizando todas as manifestações culturais. A ex-secretária Vera Mussi agradeceu aos colaboradores de seu governo e desejou sucesso ao sucessor.

Viapiana adiantou alguns pontos de seu plano de governo. Entre as propostas está a criação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, como a lei municipal em vigor, que funciona através da renúncia fiscal. “A criação desta lei será fundamental para o fomento da cultura no Paraná”, avalia, acrescentando que pretende criar o Conselho Estadual de Cultura, cujo órgão terá a função de promover a gestão e a fiscalização da política cultural.

Outro compromisso de Viapiana é a descentralização do governo com objetivo principal de ampliar a ação cultural no Paraná. “Os produtos devem ser acessíveis a toda a comunidade. A cultura deve ganhar espaço nas ruas, como a Virada Cultural, promovida em novembro, e que teve 350 atrações durante 24 horas.”

O secretário destacou também a importância de três verbos: informar, discutir e criar. “Não pretendo fazer cultura oficial, imposta de cima para baixo. O desafio é promover a cultura com modelo de gestão. O grande desafio é oferecer o acesso à informação e conhecimento. Que a cultura chegue às pessoas. Esse é o dever do Estado”.

Norberto Ortigara assume a Agricultura

O economista Norberto Anacleto Ortigara assumiu a pasta da Agricultura e do Abastecimento em substituição ao engenheiro agrônomo Erikson Camargo Chandoha. A cerimônia de transmissão de posse, bastante prestigiada com a presença do vice-governador Flavio Arns e cerca de mais de 500 pessoas, ocorreu na sede do Instituto Emater, em Curitiba.

Ortigara afirmou que não abre mão do trabalho em parceria com as cooperativas, sindicatos rurais patronais e de trabalhadores rurais e dos movimentos sociais. Em sua gestão, pretende dar prioridade a parcerias com instituições públicas e privadas, a transparência e promover a melhoria do ambiente de negócios no campo. Os integrandes da equipe da Seab são: chefe de gabinete, Vera da Rocha Zardo; direção geral, Otamir Cesar Martins; departamento de fiscalização, Marco Antonio Teixeira Pinto; departamento de economia rural, Otmar Hubner; departamento de desenvolvimento agropecuário, Rômulo de Assis Lima.

Maria Tereza Uille Gomes assume Justiça e da Cidadania

A procuradora da Justiça Maria Tereza Uille Gomes tomou posse como secretária da Justiça e da Cidadania. Comprometida com as diretrizes do governo Beto Richa, Maria Tereza agradeceu ao governador do Paraná, à indicação de seu nome para assumir a pasta.

“Nosso desafio será efetivar a escolarização e formação profissional nas penitenciárias, transformar as unidades em modelos industriais, criar num primeiro momento, seis mil vagas a fim de absorver presos que possam ingressar no Sistema Penitenciário, implantar o monitoramento eletrônico de presos, promover a discussão de proposta legislativa dentro do Conselho Penitenciário, sobre o processo de execução da pena, de forma eficaz e ágil”, disse.

“Também vamos revitalizar os conselhos da comunidade, estabelecer parcerias com universidades do todo o estado, firmar políticas públicas antidrogas, revitalizar o conselho do idoso e das vítimas de violência doméstica, o programa de proteção à testemunha e de defesa ao consumidor e valorizar o servidor desta casa”, enumerou a nova secretária, que coloca a regulamentação e implantação da Defensoria Pública como o maior desafio de sua administração frente à Secretaria. “É preciso dar acesso à Justiça as pessoas necessitadas de forma ágil, idônea e legal. Só assim, teremos um novo modelo de gestão pública”, concluiu.

Jonel Iurk assume a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná

O novo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Jonel Nazareno Iurk, assumiu o cargo em Curitiba. Na mesma solenidade foi empossado o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Marcio Nunes.

“O Sistema Sema é dotado de um corpo de servidores de altíssima qualificação e comprometimento com a sociedade paranaense. Desta forma, vamos interagir com todas as forças da sociedade capazes de contribuir para a proteção e a melhoria do meio ambiente de forma transversal e participativa”, declarou o secretário Jonel Iurk.

Em seu discurso o secretário do Meio Ambiente disse que a justa medida de sustentabilidade para o Paraná do governador Beto Richa, propõe a maior integração possível com todos os agentes e arranjos produtivos, nas suas mais diferentes formas de organização para o campo e a cidade, e uma gestão ambiental compartilhada entre União, Estado e Municípios.

Durante a transmissão de cargo, Jonel Iurk, parabenizou a nomeação de Tarcísio Mossato Pinto para o IAP e Marcelo Nunes para o Instituto das Águas do Paraná. “Não lhes faltará apoio da minha parte, seja como dirigente ou como técnico, para juntos, cumprirmos com os compromissos assumidos pelo governador Beto Richa com o povo do Paraná”, finalizou o secretário. Romanelli é empossado na Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social

O novo secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Claudio Romanelli, tomou posse nesta segunda-feira (03). Ao assumir o cargo, Romanelli falou sobre seu trabalho na implantação e defesa do salário mínimo regional. “Lutamos nos últimos cinco anos pelo mínimo regional, que é uma grande conquista. Vamos continuar com esse trabalho, fazer com que o mínimo regional seja instrumento para superar a desigualdade social, tendo em vista o efeito benéfico que ele tem sobre a economia paranaense e a renda do trabalhador. Vamos trabalhar intensamente também na geração de novos empregos”, afirmou.

Romanelli destacou ainda que o governo Beto Richa quer estabelecer boas parcerias com governo federal. “Temos o desafio de trazer recursos para o Paraná para desenvolver os nossos bons projetos”, completou.

Fernanda Richa toma posse como secretária da Família e Desenvolvimento Social

A primeira-dama do Paraná, Fernanda Richa, tomou posse como secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social na tarde desta segunda-feira (3). A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Estadual da Criança e Juventude, no bairro Batel, e contou com a presença de autoridades e servidores estaduais. Fernanda Richa assumiu o cargo de Thelma de Oliveira, que respondia pela pasta da Criança e Juventude e pelo Instituto de Ação Social do Paraná (IASP).

“A igualdade de oportunidade e a inclusão social dos grupos, constituem sem dúvida, prioridade central deste Governo”, afirmou Fernanda Richa. “A partir de hoje nossas iniciativas serão compartilhadas democraticamente e debatidas com todos os 399 municípios, reafirmando assim, os laços profundos que nos uniu”.

José Richa Filho assume Secretaria dos Transportes e de Obras Públicas

O novo secretário de Estado dos Transportes, José Richa Filho, que também responderá pela secretaria de Obras Públicas, tomou posse nesta terça-feira (04), no auditório da Secretaria. Juntos, Transportes e Obras formarão a Secretaria de Infraestrutura e Logística, criada pelo governador Beto Richa.

José Richa Filho disse que a decisão oficial por investimentos em infraestrutura e logística deve significar a retomada do desenvolvimento que o Paraná merece.

“A nova Secretaria deve ser instrumento para o novo Paraná que queremos”. Richa Filho falou em ações integradas com todas as secretarias de governo, em buscar apoio dos deputados federais e estaduais, diálogo com os prefeitos e parcerias com o empresariado, com outros governos e organismos internacionais para conquistar novos investimentos que beneficiem a população paranaense.

O Secretário disse que o desenvolvimento se dará com planejamento, foco nos resultados e trabalho alinhado com a visão do Plano de Governo 2011-2014 da gestão Beto Richa. “Vamos promover a integração dos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário do Paraná, que são segmentos importantes da economia para alavancar o crescimento e a competitividade”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Outros Artigos