O Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi oficialmente entregue à comunidade acadêmica nesta segunda-feira (8), após passar por uma ampla reforma em sua infraestrutura. O espaço, conhecido por sediar eventos acadêmicos, culturais e políticos, recebeu melhorias que incluem novo piso, poltronas modernas e adaptações para acessibilidade.
A cerimônia de reinauguração contou com a presença de autoridades como o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, a reitora Marta Favaro e a diretora do CLCH, Laura Taddei Brandini. Entre as novidades, destaca-se a instalação de um projetor de alta definição, adquirido com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que permitirá exibições em formato de cinema.
Além das melhorias técnicas, como a modernização das instalações elétricas, o anfiteatro agora dispõe de 284 novas poltronas, incluindo assentos reservados para pessoas obesas, reforçando o compromisso com a inclusão. Outras obras recentes no CLCH envolvem a construção de uma rampa de acessibilidade, reforma do telhado do Bloco C e aquisição de aparelhos de ar-condicionado.
O espaço é utilizado não apenas pela comunidade universitária, mas também por órgãos públicos e para debates políticos, como o realizado em 2025 entre candidatos à Prefeitura de Londrina. Segundo a diretora Laura Brandini, o local abriga cerca de 150 eventos por ano, evidenciando sua importância para a cidade e a universidade.
Durante o evento, também foi anunciada a ordem de serviço para o início das obras do UEL Tech, com investimento de R$ 1,9 milhão para substituição do telhado do prédio Reynaldo Ramon. O projeto UEL Tech, financiado pelo Governo do Paraná, visa criar um hub de inovação e tecnologia, com espaço para empresas, startups e eventos voltados ao desenvolvimento científico e sustentável.
Fonte: operobal.uel.br









