A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, lançou o projeto Saúde Itinerante. A iniciativa visa ampliar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, principalmente nos bairros e comunidades com maior vulnerabilidade social ou territorial. O programa é uma expansão do Ônibus da Saúde, que realizava ações pontuais e agora passa a contar com atendimento mais contínuo e abrangente.
O objetivo é fortalecer a Atenção Básica e proporcionar cuidado preventivo e educativo. O projeto prevê consultas médicas nas especialidades de clínica geral, pediatria e ginecologia, atendimento de enfermagem e odontologia, atualização de cadastros domiciliares com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de orientar a população sobre prevenção e autocuidado. Também serão identificadas situações de risco e vulnerabilidade social para encaminhamento a outros serviços, como assistência social.
Atendimento próximo da comunidade
A Secretaria de Saúde identificou que muitas famílias em situação de vulnerabilidade enfrentam dificuldades de deslocamento até as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O projeto responde a uma demanda da própria comunidade por atendimento próximo de casa. Além das comunidades rurais, o Saúde Itinerante realizará ações em empresas uma vez por mês, oferecendo serviços preventivos aos trabalhadores, com foco especial na saúde da mulher, facilitando a coleta de exames preventivos e consultas ginecológicas.

Para atender às demandas, o ônibus conta com equipe multiprofissional composta por médico clínico, pediatra, ginecologista, enfermeiro, cirurgião-dentista, técnicos e auxiliares de enfermagem e saúde bucal, além dos ACS. A presença itinerante desses profissionais visa garantir cuidado contínuo, atualização de cadastros e fortalecimento de indicadores de saúde, contribuindo para melhorar a cobertura de consultas médicas e odontológicas e reduzir barreiras geográficas.
Depoimentos e expectativa
O prefeito Conrado Scheller destacou que a saúde itinerante fortalece a porta de entrada do sistema público. “O poder público existe para atender as pessoas que mais precisam. Precisamos identificar essa necessidade e antecipar o cuidado, antes da dor. A Atenção Básica é a porta de entrada, onde as pessoas têm acesso aos serviços e são direcionadas para onde mais precisam. Cambé vem se destacando nessa área e esses índices só tendem a melhorar”, afirmou.
A secretária de Saúde Pública, Talita Bengozi, ressaltou que as ações itinerantes já ocorriam, mas agora ganham reforço e continuidade. Segundo ela, a criação de uma política pública institucionaliza o atendimento itinerante, garantindo sua permanência independentemente de mudanças de governo.
Moradores como Shirley Alves, do Jardim Campos Verdes, já sentem os benefícios. “Nunca tivemos isso aqui, poder ir ao dentista no bairro. Antes eu tinha que ir até Londrina; o ônibus vinha, mas só levava as crianças. Agora fomos atendidos e avaliados aqui mesmo. Isso faz a diferença para a gente e ajuda bastante”, relatou.






