Home / Politica / Lula entrega novos equipamentos de radioterapia e amplia atendimento oncológico em São Paulo

Lula entrega novos equipamentos de radioterapia e amplia atendimento oncológico em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (23) da entrega de um moderno aparelho de radioterapia no Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo. O equipamento, um acelerador linear de última geração, faz parte de um pacote de 105 aparelhos adquiridos pelo governo federal nos últimos três anos e distribuídos para todos os estados brasileiros.

Com a chegada do novo equipamento, a expectativa é de que o hospital aumente em 30% a capacidade de atendimentos a pacientes com câncer. Além disso, o tempo de espera para o início do tratamento deve cair de 45 para apenas 10 dias, beneficiando diretamente a população da região.

Durante a cerimônia, Lula destacou a importância de garantir acesso igualitário à saúde e mencionou iniciativas como o programa Aqui Tem Mais Especialistas, que leva atendimento médico e odontológico gratuito para áreas próximas às residências e locais de trabalho dos cidadãos.

O Hospital Santa Marcelina também firmou novos convênios com o Ministério da Saúde e receberá R$ 166,7 milhões para aprimorar o atendimento oncológico. Na ocasião, a instituição foi reconhecida como Hospital de Ensino Nível 1, reforçando seu papel na formação de profissionais e pesquisa em saúde.

Além de São Paulo, outros dois aceleradores lineares foram entregues simultaneamente em Fortaleza (CE) e Sinop (MT). O Hospital Santo Antônio, em Sinop, passa a integrar a estratégia nacional de descentralização da radioterapia, facilitando o acesso de pacientes de regiões distantes e reduzindo a necessidade de deslocamentos para grandes centros urbanos.

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba, em Fortaleza, também recebeu um novo equipamento, ampliando a capacidade de diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos para todo o estado. Desde 2023, já foram contratados 155 aceleradores lineares, com previsão de entrega de 70 aparelhos até 2026, dos quais 44 já estão em funcionamento.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress