terça-feira, setembro 9, 2025

Conecte-se com a gente no Instagram

60,5k Seguidores
Seguir
Cambé
céu limpo
28.4 ° C
28.4 °
28.4 °
26 %
3.1kmh
0 %
ter
30 °
qua
32 °
qui
35 °
sex
31 °
sáb
23 °
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Líderes do Brics defendem ampliar mecanismos de comércio

Os líderes do Brics discutiram, nesta segunda-feira (8), caminhos para ampliar os mecanismos de comércio entre os países do bloco. A cúpula virtual, organizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, buscou coordenar estratégias de multilateralismo diante do avanço de medidas unilaterais e novas tarifas impostas por parceiros comerciais.

Comércio, finanças e multilateralismo em foco

Em discurso, Lula afirmou que maior integração comercial e financeira dentro do Brics é uma alternativa segura para mitigar os efeitos do protecionismo. Ele destacou o papel do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) na diversificação econômica e nas complementaridades entre os membros.

Segundo o presidente, o Brics reúne condições para liderar a atualização do sistema multilateral de comércio: o grupo representa 40% do PIB global, 26% do comércio internacional e quase 50% da população mundial, além de 33% das terras agricultáveis e 42% da produção agropecuária.

Críticas a medidas unilaterais

Lula apontou a paralisia da OMC e criticou o que chamou de “chantagem tarifária”, que estaria se tornando prática para interferir em questões internas e restringir a cooperação entre países. Para ele, sanções extraterritoriais e medidas unilaterais enfraquecem princípios básicos do livre-comércio.
O Brasil, que preside o Brics em 2025, defendeu que o bloco chegue unido à 14ª Conferência Ministerial da OMC, em Camarões, no próximo ano.

Geopolítica e governança global

No cenário de mudanças geopolíticas, o presidente voltou a defender reformas nas instituições multilaterais, como o Conselho de Segurança da ONU e a OMC. Na mesma linha, o presidente Xi Jinping mencionou a Iniciativa de Governança Global (IGG), proposta que mira novas bases de cooperação internacional.

Agenda climática e COP30

Lula também convocou os líderes para a COP30, que ocorrerá em Belém. Ele sugeriu criar, no âmbito da ONU, um Conselho de Mudança do Clima para articular atores e mecanismos hoje fragmentados. Segundo o presidente, países em desenvolvimento sofrem mais com os impactos da crise climática e precisam de uma governança ambiental mais forte.

Conflitos e segurança

O presidente lamentou a falta de avanços na solução de conflitos — como a guerra na Ucrânia e a crise em Gaza — e defendeu que segurança pública e combate ao terrorismo não sejam usados como pretexto para intervenções fora do direito internacional. Ele citou a tradição de zona de paz na América Latina e Caribe.

Participantes e composição do bloco

A reunião contou com lideranças de China, Egito, Indonésia, Irã, Rússia e África do Sul, além do príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos, do chanceler da Índia e de representante da Etiópia.
Criado em 2009, o Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia e China (fundadores) e África do Sul (desde 2011). Em 2024, foram admitidos Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

spot_img
Redação Portal Cambé
Redação Portal Cambéhttp://www.portalcambe.com.br
Editor e fundador do Site Portal Cambé. Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé - PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Artigos Populares