Na noite da última quinta-feira (04/09/2025), Cambé foi palco de um dos eventos mais tradicionais do calendário cívico nacional: o Juramento à Bandeira. A cerimônia, realizada no Ginásio de Esportes João de Deus Almeida, contou com a presença de aproximadamente 500 jovens nascidos em 2007 que, ao completarem 18 anos em 2025, foram dispensados do serviço militar obrigatório.
Segundo Daniel Serezuela, responsável pela Junta de Serviço Militar de Cambé, a solenidade é organizada anualmente no mês de setembro e integra o processo de alistamento. Neste ano, cerca de 720 jovens se alistaram no município, sendo que pouco mais de 500 participaram efetivamente do juramento.
Procedimentos para quem não participou
De acordo com Serezuela, os jovens que se alistaram, mas não compareceram à cerimônia, deverão realizar o juramento no próximo ano, junto com a nova turma. “O processo de alistamento tem início em 1º de janeiro e segue até 30 de junho. Após a dispensa, o jovem deve procurar a Junta Militar, apresentar a documentação, efetuar o pagamento da taxa — caso não tenha feito online — e, então, terá o juramento agendado”, explicou.
Além disso, pessoas que passaram da idade prevista, mas nunca realizaram o juramento à bandeira, também podem fazê-lo. Nesses casos, o procedimento ocorre de forma individual ou em grupos reduzidos, diferente da cerimônia coletiva voltada aos jovens que completam a maioridade no ano corrente.
Tradição e cidadania
O evento reforça a importância do compromisso cívico com a nação, mesmo para aqueles que são dispensados do serviço militar obrigatório. Para muitos jovens e suas famílias, a cerimônia representa um marco de cidadania e responsabilidade.
Um dos participantes da edição deste ano foi Miguel, filho caçula do jornalista responsável pela cobertura do evento para o Portal Cambé, que recebeu seu certificado de dispensa e juramento à bandeira durante a solenidade.
Próximos alistamentos
A Junta de Serviço Militar de Cambé destaca que, em 2026, será a vez dos jovens nascidos em 2008 realizarem o alistamento. As informações sobre prazos e procedimentos serão divulgadas pelo órgão e também pelo Portal Cambé.