Os primeiros campeões de modalidades coletivas da fase regional dos 58.º Jogos Escolares do Paraná (Jeps) já foram conhecidos em dois dias de disputas, neste sábado (21) e domingo (22), nos 16 Núcleos Regionais de Educação (NRE) em que a competição estará em andamento até quinta-feira (26). São das categorias que tiveram apenas duas ou três inscrições, como o time Feminino A (15 a 17 anos) do Colégio São José, de Apucarana, que ganhou os dois confrontos do único adversário, o Colégio Estadual Doutor Júlio Junqueira, de Arapongas, dispensando a terceira rodada. No primeiro, fez 4 a 0 e, no segundo, voltou a golear, por 6 a 2.
Além do futebol feminino, outra modalidade já com vários campeões é a de basquete, tanto no feminino como no masculino. Só os campeões das coletivas passam de fase. Algumas equipes se classificaram até sem jogar, no caso de inscrição única na categoria, como o também Colégio São José, de Apucarana, com as meninas do futebol, Classe B (12 a 14 anos). Das coletivas, ainda, o vôlei de praia, nos núcleos onde foram programadas rodadas nos dois primeiros dias, os campeões já foram conhecidos nas quatro categorias.
A maioria dos campeões nos dois primeiros dias de disputas, no entanto, é das modalidades individuais, principalmente do xadrez nas provas relâmpago e rápido. Nos núcleos em que o atletismo foi programado no começo, os classificados também já foram definidos nas quatro categorias de todas as provas. O tênis de mesa é outra modalidade disputada na fase regional e vários atletas já estão classificados para a fase macrorregional, de 16 a 21 de junho, em oito sedes.
Na fase regional, as disputas estão ocorrendo numa primeira etapa, nas seguintes sedes: Ampere/Santa Isabel do Oeste, Apucarana, Boa Vista da Aparecida/Três Barras do Paraná, Cambé, Carlópolis, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Entre Rios do Oeste/Pato Bragado, Guaratuba, Irati, Loanda, Mariluz, Paraíso do Norte/São Carlos do Ivaí, Rio Bonito do Iguaçu e Wenceslau Braz.
Numa segunda etapa, a fase regional será disputada nos outros 16 núcleos, de 3 a 9 de junho. Na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná são disputadas apenas as modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia) e mais as individuais de atletismo, tênis de mesa e xadrez, no ensino regular. Para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) só duas modalidades são disputadas na fase regional: atletismo e futsal.
Os classificados no atletismo e vôlei de praia vão direto para a fase final, no Núcleo de Educação de Ponta Grossa (atletismo será em Curitiba), de 2 a 10 de julho. Os demais ainda vão passar por uma nova seleção, na fase macrorregional, de 16 a 21 de junho, em oito sedes. Também direto para a final, sem participar da regional e macro, entram os atletas de ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, bem como os campeões das coletivas no ano passado.
Já os alunos especiais que entram direto na final são das modalidades de basquete, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. Os representantes das cidades-sedes das fases macrorregional e final também terão classificação automática nas fases anteriores, menos nas modalidades de atletismo e vôlei de praia. Da fase regional classificam-se apenas os campeões das modalidades coletivas, bem como do atletismo por provas. Já no tênis de mesa e xadrez passam os dois primeiros por categoria e provas.
Os vencedores da fase final dos Jogos Escolares representarão o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em João Pessoa, Paraíba, de 9 a 18 de setembro, para os alunos de 12 a 14 anos, e em Londrina, de 2 a 11 de dezembro, para os alunos de 15 a 17 anos.