Escute a noticia. Clique no Player acima!
A Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), presidida pelo senador Sérgio Souza (PMDB/PR), fará audiência pública em Foz do Iguaçu (PR), no dia 4 de novembro, para discutir os impactos das mudanças climáticas na geração de energia hidroelétrica. O encontro será no interior da Usina Itaipu Binacional e terá a participação de senadores, deputados e técnicos da empresa. A comitiva de parlamentares fará uma caminhada pelo Parque Tecnológico e visita técnica à empresa.
A abertura será às 8h30, com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek. Em seguida, debaterão sobre o tema “Energia e Mudanças Climáticas” o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, e o diretor-geral do Instituto Alberto Luiz de Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa.
O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Miguel Friedrich, fará apresentação sobre o programa “Cultivando Água Boa”. Já o superintendente de Energias Renováveis da empresa falará sobre “Energias Renováveis”.
A visita dos integrantes da Comissão faz parte da agenda de trabalho da CMMC. Em Foz do Iguaçu, os parlamentares pretendem avaliar e debater a sustentabilidade ambiental e os impactos nas condições climáticas daquela região e do país, a partir da experiência decorrente da instalação da Itaipu Binacional, a maior usina hidrelétrica em atividade no mundo e grande geradora de energia limpa.
“Estamos realizando várias audiências públicas para discutir o aquecimento global. Em Itaipu, vamos debater a influência das mudanças climáticas na geração de energia elétrica, hidrelétrica ou hidráulica e conhecer programas desenvolvidos na área”, afirmou o senador.