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A Secretaria de Educação de Cambé vai realizar 5ª Semana de Conscientização sobre o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) do dia 1 ao dia 9 de agosto, para os profissionais da educação da rede municipal de ensino. A Semana tem a intenção de preparar os professores com palestras e orientações, para auxiliarem os alunos e as famílias em relação ao assunto.
Segundo o Ministério da Saúde, o TDAH se inicia na infância e é caracterizado por falta de atenção, inquietação e impulsividade. O tratamento é feito através medicamentos, psicoterapia e fonoaudiologia (quando houver também transtornos de fala e ou de escrita), além da ação em conjunto de pais e professores preparados.
A secretária de Educação, Cláudia Codato, explicou que na rede municipal de ensino há 71 alunos diagnosticados com TDAH e eles passam constantemente por avaliações feitas por pedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos. “Os alunos diagnosticados com o transtorno são atendidos em salas de apoio multifuncionais e classes especiais por profissionais de apoio pedagógico”, completou.
Ainda de acordo com Codato, as palestras e orientações que acontecem na Semana do TDAH contribuem muito para o preparo dos profissionais de educação. “A conscientização e as orientações sobre o transtorno qualificam os profissionais de educação para lidar com os alunos que possuem o TDAH e orientar os pais quando há a diferença no comportamento da criança”.
Nos primeiros três primeiros dias, as palestras serão voltadas para professores da Sala de Recursos Multifuncional, da Classe Especial e de coordenadores de Educação Infantil e Fundamental, com os temas “Processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Inclusiva”, “Alfabetização na Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica: Procedimentos Teóricos e Metodológicos” e “CAPSi: Orientações e Procedimentos”. A participação é obrigatória.
Nos dias 6,7 e 9 de agosto, as palestras serão voltadas aos profissionais de Educação Especial, com vagas limitadas. Os assuntos tratados nesses dias serão respectivamente: “Desenvolvendo funções psíquicas com enfoque na atenção”, “Treinamento auditivo: uma abordagem fisiológica para o TDAH” e “Experiências de Trabalhos docentes e as funções psíquicas superiores”.