Escute a noticia. Clique no Player acima!
A preocupação com os cães, principalmente os que são abandonados, levou a Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura de Cambé a alertar a população sobre a necessidade de cuidado na guarda de animais.
A preocupação diz respeito aos riscos que os animais abandonados podem trazer à comunidade, a secretaria também informou que de acordo com a legislação brasileira, pessoas que abandonam animais podem ser penalizadas, já que o ato é considerado crime.
A médica veterinária Ana Paula Harbach, da Secretaria Municipal de Saúde, afirma que abandonar animais além de crime é cruel. Ela orienta que ao contrário de optar pelo abandono é necessário verificar alternativas como a doação. “Os animais de estimação não podem mais serem considerados descartáveis”, afirmou. .
“Existe a responsabilidade inerente à decisão de adquiri-los e não se aceita mais maus tratos, mutilações, privá-los de alimentos e água e, sobretudo, abandoná-los nos momentos que requerem o auxílio de seu guardião”, acrescentou.
Ana Paula orienta que cães e gatos podem viver de 15 a18 anos e atingem a capacidade de procriar em menos de um ano. “Seja qual for o‘incômodo’ que o animal acarreta, para algumas pessoas é normal desfazer-se do ‘incômodo’abandonando o animal”, acrescentou.
Para ela, essa atitude resulta no aumento da populaçãode animais abandonados que também procriarão na área urbana e, eventualmente,trarão situações de risco, como atropelamentos, agressões aos pedestres e a outros animais, proliferação de parasitas e o risco de transmissão de doenças inclusive a pessoas.