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Clientes de bancos afirmaram, na manhã desta quinta-feira (08), que foram prejudicados com a greve dos bancários. Na maior parte das agências localizadas no Centro de Cambé, somente os caixas eletrônicos estavam funcionando, e segundo informações na Caixa Econômica Federal não tinha dinheiro nos caixas eletrônicos. Os bancários reivindicam reajuste salarial, reposição inflacionária de 5%, antecipação e reajuste na participação dos lucros, aumento do piso salarial, aumento do vale-alimentação, melhores condições de trabalho e plano de carreira.
O assistente administrativo Osvaldo Almeida, 32, disse que foi a uma agência da Caixa Econômica Federal, para assinar um contrato para receber, mas se deparou com a greve. “Eu tirei férias e precisava assinar esse contrato. Estou com viagem marcada para 16h. Agora, estou aqui, sem poder fazer nada. Vou aguardar, para tentar ser atendido”, disse.
Para o agricultor Osvaldo Nunes, 38 anos, a situação da greve dos bancários é constrangedora para os clientes que necessitam dos serviços do local. “Sou do interior e venho em Cambé só para receber.
DIREITOS DO CONSUMIDOR NA GREVE
PAGAMENTOS, SAQUES E DEPÓSITOS
/// Os bancos têm de oferecer canais alternativos ao atendimento individual.
/// Caixas eletrônicos e agências lotéricas são opção para ações presenciais.
/// O internet banking é alternativa para consultas de saldo, extrato, além de transferências e pagamentos de contas.
/// A falta de pagamento das faturas acarreta multa.
QUANDO NÃO FOR POSSÍVEL
/// O consumidor deve entrar em contato com o fornecedor do produtos e serviço para viabilizar outra forma de quitação de débitos como aluguel, condomínio, luz, entre outras.
ASSINATURAS DE CONTRATOS E SEGUROS
/// Nos casos casos em que o atendimento pessoal é indispensável, os atendimentos deverão ser reagendados sem qualquer ônus para o consumidor.
CASOS PONTUAIS E URGENTES
/// Segundo o Procon Porto Alegre, os bancários devem proporcionar o atendimento nessas situações.
DENÚNCIAS AO PROCON
/// Se o correntista não efetuar pagamentos por falta de canais alternativos, deve informar a demanda pelo call center do banco, anotar o número de protocolo e realizar denúncia junto ao Procon.
/// A denúncia pode ser por meio do site www.proconpoa.pr.gov.br ou baixando o aplicativo Procon App, disponível gratuitamente para sistemas IOS e Android. ///