Escute a noticia. Clique no Player acima!
O Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, celebrado nesta quarta-feira (27), será marcado por uma campanha de conscientização e reconhecimento da profissão. Representantes de órgãos públicos e entidades sindicais irão se reunir para apresentar dados da realidade do trabalho doméstico no Paraná e apresentar as ações que serão desenvolvidas no decorrer do ano.
A iniciativa será desenvolvida em parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Secretaria Estadual do Trabalho, Secretaria Municipal do Trabalho, Pastoral da Criança, representações sindicais patronal e dos trabalhadores domésticos (Sintradom, Sindidom e Associação Santa Zita) e tem por objetivo manter um fórum de discussão permanente para divulgar os direitos das trabalhadoras domésticas e valorizar o seu trabalho.
A proposta foi apresentada nesta terça-feira (26) para o secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, que confirmou a participação do Estado na realização do evento. “O Governo Beto Richa vai participar das ações de conscientização. Queremos mostrar para as pessoas que o trabalho doméstico é uma profissão como todas as outras. Traz o sustento para muitas famílias de forma digna”, disse Romanelli.
O secretário destacou ainda que o Governo do Estado vai realizar Conferências do Trabalho Decente no Paraná e o trabalho doméstico consta na Agenda do Trabalho Decente. “Entre os itens está o debate sobre jornada e condições de trabalho e sobre a Constituição, que discrimina a profissão e não garante os direitos previstos para outras profissões”.
Serviço: Reunião Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas- Campanha de conscientização e valorização do trabalho doméstico.
Dia: 27 (quarta-feira).
Horário: 15 horas.
Local: INSS.
Rua João Negrão, n° 11, centro. Curitiba PR;