Escute a noticia. Clique no Player acima!
Nesta Segunda feira dia 7 de Agosto de 2013, por volta das 13hs00min, Policiais Militares Ambientais pertencentes à Segunda Companhia de Polícia Militar Ambiental deslocaram-se até uma residência na cidade de Ivaiporã, a pedido do proprietário da residência que de forma voluntária fez a entrega de 03 aves Silvestres sendo elas: 01 (uma) Arara Canindé, 01 (um) Canário da Terra e 01 (um) Pintassilgo.
Depois de receberem estes animais, os policiais iniciaram um deslocamento para a cidade de Lunardeli para atender mais um chamado Ambiental, sendo que desta vez uma senhora entrou em contato com a segunda Companhia de Polícia Militar Ambiental informando que encontrou uma Gralha com ferimentos na asa, os policiais foram para o local para fazer a captura do animal e encaminhar para atendimento, mas no caminho para este local foram abordados por um homem que ao ver a equipe solicitou que eles fossem até sua residência, informando que tinha 02 (dois) pássaros da espécime Pintassilgo, e que queria fazer a entrega voluntária destes animais.
Os policiais foram então até a residência acompanhando o homem que os havia abordado e chegando lá fizeram o resgate dos dois pássaros.
Depois de mais este resgate os Policiais continuaram em deslocamento, para o resgate da Gralha, sendo que durante o percurso verificaram a existência de pássaros em uma residência localizada às margens da rodovia, já no município de Jardim Alegre, onde procederam a abordagem e descobriram durante a fiscalização tratar-se de animais silvestres mantidos em cativeiro sem a devida permissão, sendo estes pássaros: 01 (um) Sabiá Poca, 01(um) Melro, 01 (uma) Coleirinha e 01 (um) Azulão sendo que este último pássaro é um animal que corre risco de extinção.
Foi feito a apreensão dos pássaros, a lavratura do Termo circunstanciado e o devido encaminhamento dos pássaros, que passarão por avaliação de Biólogos e veterinários para poderem na seqüência ser reinseridos na natureza.
Após esta ação os Policiais deslocaram até a residência na cidade de Lunardeli onde resgataram a Gralha que já havia sido apanhada pela proprietária da residência, que cuidou dos ferimentos da ave e forneceu água e alimento à ave até a chegada dos policiais
Nossos Policiais Militares Ambientais agradecem, à população que cada dia mais se conscientiza com a preservação ambiental, efetuando entregas voluntárias, agindo como verdadeiros guardiões da natureza ao auxiliar no salvamento de animais feridos e ainda realizando diversas denuncias sobre crimes ambientais.
Salientamos, que é extremamente importante, que a comunidade sempre contribua com a Polícia Militar Ambiental para que possamos juntos executar as ações de defesa do meio ambiente.
É ordem direta do governador Beto Richa e de nosso comandante do BPMA, Sr. Tenente Coronel Chehade Elias Geha que as ações de proteção ambiental sejam intensificadas, e o meio ambiente seja protegido para as gerações futuras.
O contato com a Polícia Militar Ambiental pode ser feito através do telefone (43) 3341-7733