Escute a noticia. Clique no Player acima!
Cada edição da Copa do Mundo da FIFA tem uma identidade própria, uma imagem única que circula em todo o globo desde os preparativos até os instantes decisivos do torneio.
Na noite desta quinta-feira, o Emblema Oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi lançado no Sandton Convention Centre de Johanesburgo na presença do Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Presidente do Comitê Organizador do Brasil 2014 e Membro do Comitê Executivo da FIFA, Ricardo Teixeira, e do Presidente da FIFA, Joseph S. Blatter. O evento também contou com a participação dos campeões mundiais Cafu, Carlos Alberto Torres, Romário e do técnico Carlos Alberto Parreira.
Antes do lançamento propriamente dito, 500 convidados, entre eles representantes da mídia internacional, puderam conferir uma prévia do clima aguardado na primeira Copa do Mundo da FIFA realizada no Brasil desde 1950. Os grupos musicais Barbatuques e Bossa Cuca Nova e a cantora Vanessa da Mata, ganhadora do prêmio Grammy, se apresentaram durante uma hora na cerimônia comandada pelo casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert.
A FIFA e o Comitê Organizador do Brasil 2014 convidaram 25 agências brasileiras a confeccionarem a logomarca do torneio. A tarefa de escolher a imagem vencedora coube a um comitê de notáveis formado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o designer Hans Donner, a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo, além de Teixeira e do Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke.
O emblema escolhido foi “Inspiração”, criado pela agência África. O desenho deriva de uma célebre fotografia de três mãos que juntas levantam o troféu mais famoso do planeta. Além da mensagem humanista das mãos entrelaçadas, a imagem em verde e amarelo representa a acolhida generosa que o mundo receberá no país anfitrião.
O próximo marco importante no caminho até o Mundial de 2014 será o sorteio preliminar, que será realizado no Brasil em julho do ano que vem.