Home / Destaques / STF mantém pena de Débora do Batom por atos de 8 de janeiro após pedido da defesa

STF mantém pena de Débora do Batom por atos de 8 de janeiro após pedido da defesa

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido da defesa de Débora Rodrigues dos Santos, conhecida como Débora do Batom, para revisão imediata de sua pena. A solicitação foi feita após o Congresso Nacional derrubar o veto presidencial ao Projeto de Lei da Dosimetria, que pode beneficiar condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Débora foi condenada a 14 anos de prisão por participação nos atos e por pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua A Justiça, em frente ao STF, utilizando batom. Atualmente, ela cumpre pena em regime domiciliar em Paulínia (SP), devido ao fato de ser mãe de filhos menores, e é monitorada por tornozeleira eletrônica. Entre as restrições, ela não pode acessar redes sociais ou manter contato com outros investigados.

Segundo a defesa, Débora já cumpriu três anos de prisão e poderia progredir para o regime semiaberto. No entanto, Moraes argumentou que o Projeto de Lei da Dosimetria ainda não foi promulgado e, por isso, não está em vigor. De acordo com a Constituição, a promulgação deve ser feita pelo presidente da República em até 48 horas após a decisão do Congresso, ou, em caso de omissão, pelo presidente do Senado.

A decisão do ministro mantém Débora sob as atuais condições de cumprimento de pena, até que o projeto seja oficialmente promulgado e publicado.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress