domingo, agosto 24, 2025

Conecte-se com a gente no Instagram

60,5k Seguidores
Seguir
Cambé
céu limpo
25.4 ° C
25.4 °
25.4 °
36 %
3.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
26 °
qua
30 °
qui
32 °
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Cambé aprova leis que trazem mudanças na Zona Verde e isenção de taxa para doadores de sangue

A Câmara Municipal de Cambé aprovou dois projetos de lei encaminhados pela Prefeitura que trazem mudanças significativas para a população local e regional. As medidas envolvem alterações no funcionamento do estacionamento rotativo da Zona Verde e benefícios para doadores de sangue em concursos públicos municipais.

Tolerância na Zona Verde

O estacionamento rotativo da cidade passará a contar com 15 minutos de tolerância gratuita para os motoristas. O benefício busca facilitar paradas rápidas, como embarques, desembarques e pequenas compras, sem gerar custos adicionais.

Além da tolerância, o texto também define novos critérios para reajustes, tarifas e fiscalização do sistema. A gestão poderá ser feita diretamente pelo município ou por empresas contratadas, com maior flexibilidade em prazos e modelos de operação.

Para coibir motoristas que não efetuam o pagamento da vaga, a lei estabelece uma tarifa pós-utilização. Caso não seja regularizada, a cobrança poderá resultar em autuação de trânsito no valor de R$ 195.

Atualmente, a hora na Zona Verde custa R$ 2. Cambé conta com 815 vagas, e o pagamento pode ser realizado em parquímetros, com colaboradores autorizados ou por meio do aplicativo Estacione Legal. O sistema é administrado pela Epesmel, que destina os recursos arrecadados para custear a operação e promover cursos de qualificação profissional a adolescentes, por meio do Instituto Social de Aprendizagem Profissional.

Incentivo à doação de sangue

Outro projeto aprovado concede isenção da taxa de inscrição em concursos públicos e processos seletivos organizados pela Prefeitura de Cambé aos doadores de sangue. Para ter acesso ao benefício, é necessário que o candidato comprove ao menos duas doações no período de 12 meses anteriores à publicação do edital.

A comprovação deverá ser apresentada por meio de documento oficial emitido por entidade coletora credenciada pela União, Estado ou município, entregue no momento da inscrição ou dentro do prazo estipulado pelo edital.

Declaração do prefeito

O prefeito Conrado Scheller destacou a relevância das medidas. Segundo ele, as mudanças atendem reivindicações antigas da população.

“A Zona Verde é muito importante porque garante rotatividade nas vagas, ajuda o comércio e dá mais segurança para os motoristas. Essa parceria com a Epesmel é fundamental. Trouxemos essa antiga reivindicação da sociedade que vai garantir mais fluidez ao serviço e fomento ao comércio. E a isenção da taxa de inscrição com doação de sangue é um incentivo para que esse ato que salva vidas se intensifique e possa ajudar cada vez mais pessoas, além de também trazer mais candidatos capacitados aos nossos processos seletivos. Ajuda a população dos dois lados”, afirmou.

As leis aprovadas devem entrar em vigor após publicação oficial e já impactam diretamente a rotina dos moradores de Cambé.

spot_img
Redação Portal Cambé
Redação Portal Cambéhttp://www.portalcambe.com.br
Editor e fundador do Site Portal Cambé. Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé - PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Artigos Populares