Escute a noticia. Clique no Player acima!
Uma Campanha dedicada à realização de ações que incentivam a prevenção de doenças e promove a saúde do homem. A ação “Agosto Azul”, organizada anualmente pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA), em parceria com os municípios, além de promover a conscientização, também tem a função de difundir a informação entre os homens, sobre quais medidas são essenciais para ter uma saúde de qualidade.
Em 2014, a Campanha chamará a atenção principalmente para os malefícios do tabagismo. Durante todo este mês, a SESA e entidades parceiras levarão até a população materiais informativos e palestras.
Agosto Azul em Cambé
No município, as ações que integrarão a Campanha serão divulgadas no início da semana que vem, e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública, um alerta para importância da adoção de hábitos saudáveis para que a vida do homem não seja interrompida precocemente fará parte da programação. O dia “D” da Campanha “Agosto Azul”, será realizado no próximo dia 30 (sábado) e contará com a distribuição de panfletos e flyers sobre o tema.
Segundo o Infectologista, Wilson Costa Júnior ações preventivas são indispensáveis para uma vida saudável “Infelizmente dados nos comprovam que o homem cuida pouco de sua saúde. Com essa estatística,a área da saúde tenta promover ações que demonstrem a importância da mudança dessa cultura. O homem precisa monitorar sua carteira de vacinação,prestar atenção no histórico familiar de doenças e aderir a hábitos que trazem benefícios a saúde, como cuidar da alimentação e se livrar de vícios.”
De acordo com a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, conhecida como Vigitel, que é uma pesquisa colhida pelo Ministério da Saúde, o homem apresenta índices negativos em relação a hábitos saudáveis. Segundo a Vigitel de 2013, na capital paranaense a maioria de fumantes eram homens, assim como a maioria de pessoas obesas também eram do sexo masculino.
Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde Pública alerta para os cuidados aparentemente simples, mas que são necessários, para que os homens se mantenham longe de doenças “ É imprescindível monitorar a saúde. Prestar atenção no calendário de vacinas,na escolha dos alimentos, no peso, nos sintomas notados.A prevenção faz parte da vida com qualidade.”
Mais informações sobre a Campanha “Agosto Azul” estarão disponíveis neste endereço eletrônico já na próxima semana.
“Escolhemos este tema porque de acordo com a Organização Mundial de Saúde 48% da população masculina é fumante e quem fuma corre o risco de ter uma ou mais das 56 doenças causadas pelo tabaco”, afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo mundo.
O tabaco é composto por produtos químicos altamente prejudiciais à saúde. De acordo com o pneumologista da Secretaria da Saúde Jonatas Reichert, muitas pessoas não sabem o que estão consumindo, por isso também desconhecem o potencial nocivo que o tabaco tem. “Um cigarro, por exemplo, tem aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes. No entanto, a principal característica que todas têm em comum é o poder de causar danos irreversíveis à saúde do fumante”, explica. Além do cigarro tradicional, o tabaco também é consumido de outras formas, como o charuto, o cigarro de palha, o rapé (aspirado), o fumo de rolo (mascado).
A pessoa que escolhe abandonar o tabaco tem mais qualidade de vida em todos os aspectos. O ex-fumante consegue melhorar o paladar e o olfato, além de ter a capacidade respiratória aumentada. Ou seja, fazer exercícios fica mais fácil e prazeroso. “Depois do primeiro ano sem fumar, os riscos de Infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC) diminuem pela metade e há um melhor controle da pressão arterial”, explica o médico cardiologista, André Ribeiro Langowiski.
Tratamento – Quem quiser parar de fumar deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para ser encaminhado até um dos 250 ambulatórios especializados no tratamento da pessoa tabagista no Paraná. O tratamento é realizado por profissionais de Saúde especializados na área e tem a duração de um ano – tempo necessário para que o fumante deixe o vício e não tenha recaídas. Em 2013, mais de 11 mil paranaenses deixaram de fumar com apoio das equipes de Saúde.
Programação – A partir desta sexta-feira o Palácio Iguaçu e a sede do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) estão iluminados de azul em alusão ao mês de promoção da saúde do homem.
Neste dia 1º de agosto, às 19h será realizada a palestra: Saúde do homem, Brasil, Paraná e os porquês de um mês azul, no Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande.
Empresas e instituições que queiram aderir à campanha, solicitar palestras e materiais educativos podem entrar em contato com a coordenação estadual de Saúde do Homem pelo telefone (41) 3330-4528 ou pelo email agostoazulparana@gmail.com
30 dia D….PROFISSIONAIS DA SAÚDE COM PNMFLETAGEM, BARRACAS COM INFORMAÇÕES E POSSIVELMENTE