0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
Durante cinco meses treze alunos de Cambé se encontraram toda semana para discutir um assunto pouco comum entre jovens de 14 a 18 anos, a agricultura. Eles são a mais nova turma de formandos do Projeto Jovem Agricultor Aprendiz do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Sindicato Rural de Cambé. Durante os encontros, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas sobre pecuária, silvicultura, sanidade vegetal, conservação de solo, gestão rural e gestão pessoal. A formatura da turma 2010 foi na sede do Sindicato Rural de Cambé, local que também serviu de base do Projeto.
O Projeto Jovem Agricultor Aprendiz tem por objetivo suprir a necessidade de qualificação profissional no meio rural e despertar nos jovens o interesse pelas atividades no campo. Para Ana Gabriela de Lima, uma das formandas do projeto, o curso foi uma experiência gratificante. “Morei na fazenda durante muitos anos e as aulas foram muito proveitosas. Durante as visitas técnicas pude relembrar a vida no campo e aprofundar meus conhecimentos sobre a agricultura”, afirma ela.
Segundo a secretária de Educação, Cláudia Aparecida Paschoal de Souza, a essência do projeto é resgatar o carinho e a valorização do trabalho agrícola. “Hoje em dia não há incentivo para o trabalho rural. Quando os alunos vivenciam temas como agricultura sustentável, sucessão familiar, gestão pessoal, eles acabam criando um respeito e carinho pela agricultura”, declara a secretária.
Cláudia Paschoal de Souza afirma que pretende continuar com a parceria com o Senar para abrir mais turmas do curso. “O sucesso do Projeto Jovem Agricultor Aprendiz é uma inspiração para continuarmos com essa experiência, dando grande oportunidade para outros jovens da cidade”.
O Curso teve a supervisão de Arthur Piazza Bergamini do Senar.