Últimas Ver últimas

Parque João Paulo II pode se tornar área de soltura de animais silvestres em Cambé

Parque João Paulo II pode se tornar área de soltura de animais silvestres em Cambé, com parceria entre Prefeitura e UniFil.

Editorias
CambéDestaques
Publicidade
Parque João Paulo II pode se tornar área de soltura de animais silvestres em Cambé
Parque João Paulo II pode se tornar área de soltura de animais silvestres em Cambé
Compartilhe

A Prefeitura de Cambé e a UniFil estão avaliando uma parceria para transformar o Parque João Paulo II em um local permanente de soltura de animais silvestres. A proposta é que o espaço passe a receber animais resgatados, apreendidos ou reabilitados pelo Hospital Veterinário da UniFil, permitindo que retornem ao ambiente natural de forma segura.

Essas áreas são essenciais para garantir um destino adequado a animais vítimas de tráfico, cativeiro, resgates urbanos ou acidentes, promovendo a reintegração à natureza. No Paraná, esse serviço é realizado em colaboração com o Instituto de Água e Terra e instituições conveniadas, como o Hospital Veterinário da UniFil, responsável pelo tratamento e reabilitação dos animais.

Na última quarta-feira (16), equipes do Hospital e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizaram a soltura de diversos animais no Parque João Paulo II. Foram devolvidos à natureza três trinca-ferros, um canário-da-terra, um gambá, uma suindara (coruja-da-igreja) e um gavião carcará, todos recuperados após situações de maus-tratos ou tráfico.

A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Roberta Queiroz, ressaltou a importância da ampliação da parceria com a UniFil, destacando os benefícios para o bem-estar animal e para a preservação ambiental do parque. Magali Roco, pró-reitora de pós-graduação da UniFil, também celebrou a iniciativa, afirmando que a união garante o tratamento e a soltura segura dos animais na região.

Segundo a médica veterinária Daniele Martina, do Hospital da UniFil, a existência de espaços como o Parque João Paulo II é fundamental para a continuidade do ciclo de vida das espécies silvestres, já que são poucos os locais na região que oferecem essa possibilidade.

Fonte: www.cambe.pr.gov.br

plugins premium WordPress