0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
O Centro de Atenção Psicossocial “Dulce Ângela Calefi Gonçalves” completou 10 anos de existência no dia 10 de abril. O CAPSi atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, e familiares em sofrimento psíquico ou impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais. O CAPSi é a única referência em saúde mental na rede pública de Cambé voltado para esta população, sendo gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde com uma parceria da APMI – Associação de Proteção a Maternidade e Infância e o Ministério da Saúde.
O CAPSi oferece mais de 20 modalidades de atendimentos terapêuticos, totalizando uma média de 1.300 procedimentos ao mês. Em março de 2011, o CAPSi estava com 356 usuários em atendimento, mais a participação dos pais nos grupos de acolhida. Concomitante ao atendimento de seus filhos, a família continua participando através das orientações familiares específicas, como também do Grupo de Treinamento de Pais, que tem como foco orientar os comportamentos dos pais com relação aos seus filhos.
Nas comemorações do 10º aniversário, o CAPSi e a Secretaria de Saúde realizam do dia 11 ao dia 15 de abril uma semana de atividades com culto ecumênico, exposição das atividades realizadas no centro, assembléias com usuários e familiares, dia da beleza e gincana.
O CAPSI atende na sede própria na Rua Curitiba, 1067, no Jardim Tupi. Atualmente a equipe é composta por psicólogos, psicopedagogos, médico psiquiatra, auxiliar de enfermagem, terapeuta ocupacional, serviço social, além de assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais.