Home / Destaques / Documentário Expõe Violações em Operações Militares no Rio de Janeiro

Documentário Expõe Violações em Operações Militares no Rio de Janeiro

Desde a Eco 1992, mais de 150 operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ocorreram no Brasil, frequentemente em favelas do Rio de Janeiro. O documentário "Cheiro de Diesel" aborda como essas operações impactaram comunidades durante megaeventos entre 2014 e 2018.

Operação São Francisco e Suas Consequências

Sob um decreto presidencial em 2014, a Operação São Francisco levou 2,5 mil militares para o Complexo da Maré. Com duração de 14 meses e custo de R$ 350 milhões, a intervenção gerou denúncias de abusos como tortura e invasão de residências.

Narrativas de Abusos e Violações

Dirigido por Natasha Neri e Gizele Martins, o documentário apresenta relatos de moradores como Vitor Santiago, que ficou paraplégico após ser baleado por militares. O filme destaca a transferência de investigações de crimes de militares para a Justiça Militar, após a Lei n° 13491 sancionada em 2017.

Impacto das GLOs nas Comunidades

As GLOs, autorizadas pela Presidência, visam garantir segurança em crises. No entanto, o documentário revela que o uso militar em áreas civis frequentemente resulta em violações de direitos humanos, questionando sua eficácia e constitucionalidade.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress