Vigilância Ambiental alerta sobre a doença da raiva

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

A médica veterinária Ana Paula Harbach, da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Cambé, lembra que o Dia Mundial de Luta Contra a Doença da Raiva, comemorado anualmente em 28 de setembro, é uma data importante e deve ser lembrada por toda a população. “Seu objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção já que a doença é perigosa”, afirma.
Segundo ela, a doença da raiva atinge todos os animais de sangue quente e mamíferos, inclusive o homem. “Não existe cura, porém dá para prevenir a doença em alguns animais através da vacinação. Cães e gatos adultos devem ser vacinados todo ano. Na cidade de Cambé, em 2011, quatro morcegos foram diagnosticados com a doença. Esse fato serve de alerta à população para que mantenha seus cães e gatos com a vacinação em dia já que os morcegos doentes podem ter contato com os animais domésticos e mordê-los ou arranhá-los transmitindo desta forma a doença”.
A médica veterinária alerta que os morcegos não são agressivos, não atacam pessoas ou animais, mas, se importunados, podem tentar se defender mordendo ou arranhando. “Todo morcego encontrado de dia, no chão ou na parede é suspeito de estar doente. Nesta situação a Vigilância Ambiental de Cambé orienta a pessoa a colocar uma caixa de papelão por cima do animal ou jogar uma toalha e entrar em contato por telefone para que a equipe busque o animal e faça o encaminhamento para o exame”.
A doença da raiva, informa Ana Paula, é transmitida pela mordida ou arranhão do animal doente (cão, gato, morcego). “Toda pessoa que for mordida ou arranhada por esses animais deve imediatamente buscar uma pia e lavar com água corrente e sabão o ferimento e, em seguida, ir a Unidade de Saúde para ser avaliada”.
Segundo a veterinária, de janeiro a início de julho de 2012, em Cambé, já ocorreram 334 atendimentos de pessoas agredidas por animais e o total de 277 pessoas atendidas nas Unidades Básicas de Saúde tiveram que tomar a vacina de forma preventiva. “A Secretaria de Saúde reforça o apelo para a população para que leve seu cão e gato ao veterinário para ser vacinado e ficar protegido da doença”.

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
52,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
Podologia Cambé
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/
Sair da versão mobile