Escute a noticia. Clique no Player acima!
Os animais de estimação para algumas pessoas, não são só bichinhos com quem dividem espaço em casa; eles são parte da família. E no Brasil, o quarto maior país em população de animais de estimação – são mais de 70 milhões de gatos e cachorros! -, não poderia ser diferente. Por isso, com frequência os pets estão andando de carro com seus donos, seja para uma viagem de férias, seja para uma visita ao veterinário ou pet shop.
Para aumentar o conforto e a segurança dos animais e dos condutores dos veículos, existe uma gama ampla de acessórios para pets: alguns para tornar o trajeto mais prático e cômodo, outros para garantir que o transporte dos bichinhos seja seguro, além de não danificar o carro e respeitar as leis de trânsito.
Todo cuidado é pouco e, por mais que sejam recorrentes, algumas práticas recorrentes são péssimos hábitos. Por exemplo, transportar animais com a cabeça para fora do veículo pode render uma multa grave e cinco pontos na CNH do motorista.
Para ajudar os motoristas que têm animais que já são parte da família, a Revista Auto Esporte elaborou cinco acessórios de carros úteis e interessantes para além da famosa caixa de transporte para andar com os pets no carro da melhor forma possível. Confira!
- Cadeirinha de banco: Ideal para animais de pequeno porte, a cadeirinha é um dos acessórios de pets para carros mais populares – de acordo com o pet shop online Cobasi, é, inclusive, o mais vendido da categoria. A cadeirinha de banco fica presa ao cinto de segurança e, por ser aberta na parte superior, permite que o animal fique sentado e se movimente durante a viagem, diminuindo a sensação de confinamento que o bichinho pode sentir em uma caixa de transporte, por exemplo.
- Capa para banco e porta-malas: Este é para quem não abre mão de viajar com o pet, mas também quer conservar o carro. As capas impermeáveis para banco e porta-malas são fixadas ao carro por velcros ou pelos cintos de segurança e se adaptam a diferentes ajustes de bancos. Alguns modelos têm até bolsos para organizar outros acessórios para os pets durante a viagem.
- Adaptador para cinto de segurança: Uma opção para animais pequenos até os de grande porte é o adaptador para cinto de segurança. O acessório conecta a coleira do bichinho ao cinto de segurança do carro ou pode ser usado como um extensor do cinto – neste caso, o animal viaja preso pelo cinto assim como um passageiro humano. O item permite que o pet fique sentado ou deitado no banco, mas que não possa pular para os bancos da frente, por exemplo.
- Tela de proteção: Se o animal é muito grande, só o cinto de segurança pode não ser o suficiente para garantir uma viagem tranquila para o pet e para o motorista. É por isso que existem as telas de proteção. Instaladas entre os bancos e encostos de cabeça dianteiros, elas impedem que o animal tente passar para a parte da frente do carro. Isso é particularmente importante, uma vez que transportar um animal na parte da frente do carro é bastante arriscado e passível de multa média e quatro pontos na carteira de motorista.
- Bebedouro e comedouro portáteis: Se a viagem de carro com o pet for um pouco mais longa, ele precisará de água e ração, certo? Pensando nisso, existem muitos bebedouros e comedouros portáteis e dobráveis, que são fáceis de transportar e garantem que a comida ou água não vão acabar sujando o carro. É possível encontrar modelos térmicos, com fechos, tamanhos e formatos bem diferentes.
Alguns acessórios podem ser adquiridos em pet shops físicos, online como o site pecasauto24.pt e em algumas concessionárias como acessórios dos veículos.