0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
Segundo a coordenadora da UBS Guarani, Sueli Baio Gomez, durante todo o mês de outubro a equipe da unidade está trabalhando de camiseta rosa. Às quartas e às sextas-feiras a ginecologista Isabela Borges Couto de Paiva atende as mulheres que comparecem na UBS. O local está decorado com motivos das cores rosa.
Outras Unidades Básicas de Saúde de Cambé também participam do Outubro Rosa, como é o caso da UBS do Jardim Cristal. A coordenadora Juliana Teruel informa que o local foi decorado e a equipe trabalha vestida de rosa. No sábado, dia 20 de outubro, a UBS do Cristal estará aberta para coleta de preventivo, solicitação de mamografia e ações educativas em saúde bucal. Atividades também foram programadas na Unidade Básica de Saúde do Conjunto Cambé 4.
O movimento Outubro Rosa teve origem em 1990, em Nova York, Estados Unidos, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan Komen for the Cure e distribuído aos participantes da Primeira Corrida pela Cura. Ações mais incisivas, porém, só foram desencadeadas a partir de 1997, no Estados Unidos.
No Brasil o primeiro local público a ser iluminado de rosa foi o Monumento do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, em outubro de 2002. A iniciativa foi de um grupo de mulheres que aproveitou o encerramento das comemorações de aniversário da Revolução Constitucionalista.
Em 2008, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi pela primeira vez iluminado de rosa. Em Cambé, faixas lembrando o Outubro Rosa estão em pontos variados da cidade. Em Londrina, além da Praça Tomi Nakagawa, do Museu Histórico e da Concha Acústica, o relógio do Edifício América está pela primeira vez iluminado de rosa.
O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) em Cambé distribui folheto informativo sobre a prevenção do câncer de mama. Entre as orientações, o folheto em rosa explica que o autoexame das mamas permite perceber alterações:”Frente a qualquer sinal de alarme, procure um médico”, orienta.
Outra informação é que o autoexame deve ser realizado uma vez por mês, na semana seguinte ao término da menstruação. No caso das mulheres que não menstruam o autoexame deve ser realizado no primeiro dia do mês.
O folheto orienta que o autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina num médico e que a mamografia é o único método de detecção precoce.