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O sistema, desenvolvido pela empresa Atech emparceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), já está em operação em Curitibadesde o segundo semestre de 2010. Este ano, também entrou em operação no Cindactade Recife.
O novo software traz várias inovações em relaçãoX-4000, empregado atualmente. O sistema levou cerca de dois anos para serdesenvolvido e confere maior autonomia ao operador, assegurando o comando e ocontrole para a tomada de decisões. Isto é possível porque a tecnologia doSAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo eRelatórios de Interesse Operacional) foi desenvolvida com a participação dosprofissionais que atuam na linha de frente do monitoramente aéreo, oscontroladores.
Para o ministro Celso Amorim, o software representauma grande conquista. “É fundamental que o país mantenha a autonomia tecnológicanesse setor. Todo o sistema foi desenvolvido no Brasil e isto é motivo deorgulho. A partir de agora, ficamos menos dependentes tecnologicamente, pois teremosbase para aprimorarmos o sistema sem depender de um software importado. É muitoimportante saber que podemos contar com essa tecnologia. Um número cada vezmaior de brasileiros e brasileiras viaja e precisa dessa segurança. O GovernoDilma vai continuar investindo no desenvolvimento de tecnologia brasileira”,garantiu.
O senador Sérgio Souza ficou impressionado com onovo sistema. “O Brasil precisa investir cada vez mais em tecnologia paragarantir mais segurança para quem viaja de avião. O novo sistema também deverádiminuir o tempo de voo, contribuindo para aumentar a pontualidade das empresas”,diz.
Cerca de R$ 9 milhões foram investidos nodesenvolvimento do software. Outros R$ 15 milhões devem ser aplicados naimplantação do sistema nas outras unidades de controle de tráfego, assim comopara o treinamento dos operadores.
Depois dos Cindacta de Curitiba e Recife, o SAGITARIOdeverá entrar em operação em Brasília e São Paulo. Em seguida, está programadaa sua entrada na Amazônia e no Rio de Janeiro.