Secretário assina acordo que indica o traçado da Ferrovia Norte-Sul

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

O secretário da Infraestrutura e Logística José Richa Filho, assinou nesta quinta-feira (18) em Brasília o acordo entre o CODESUL - Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul e Governo Federal sobre o traçado da Ferrovia Norte-Sul, com o objetivo de incluir a obra no Sistema Nacional de Viação (SNV). Da direita para esquerda: Mario Dirani, diretor geral da secretária de Estado de Infraestrutura e Logística do PR, Aldair Wanderlei Petry; Secretário José Richa Filho; Secretário Beto Albuquerque (RS); Ministro dos Transportes Paulo Sergio Passos; Diretor da ANTT, Bernardo Figueiredo; Deputado Giroto; e Marcelo Perrupato. Foto: Alexssandro Loyola

O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, assinou nesta quinta-feira (18) em Brasília o acordo entre o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e o governo federal sobre o traçado da Ferrovia Norte-Sul, com o objetivo de incluir a obra no Sistema Nacional de Viação (SNV). Ficou acertado no documento que a estrada de ferro cruzará o Paraná, a partir do Mato Grosso do Sul, passando por Santa Catarina e chegando ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

De acordo com a proposta do Codesul e do governo federal, a ferrovia também passa por São Paulo, no município de Estrela D’Oeste, e entra no território sul-mato-grossense, cruzando as cidades de Aparecida do Taboado, Três Lagoas e Dourados. No sentido sul, a nova ferrovia cruza o Paraná passando por Guaíra, Cianorte e Cascavel. Segue para Santa Catarina, passando pelos municípios de Porto União, Caçador, Videira, Joaçaba, Seara e Chapecó. No Rio Grande do Sul, a estrada de ferro cruza as cidades de Erechim, Passo Fundo/Carazinho, Lajeado/Santa Cruz, General Luz e Pelotas, até o porto localizado no município de Rio Grande.

A gestão do projeto está sob responsabilidade da Secretaria de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, e a responsabilidade dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) ficará com a Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S/A. “A Valec considerará as propostas de traçados apresentadas pelos quatro estados, principalmente as necessidades logísticas de cada um deles,” afirmou José Richa Filho.

“A ferrovia é importante demais por ser de interesse nacional. E se é de interesse nacional, temos de fazer a convergência de interesses. O traçado deve contemplar os estados membros do Codesul”, disse o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que participou da reunião.

O deputado federal Edson Giroto, representante do governo do Mato Grosso do Sul, destacou que já está em curso o edital de licitação para escolha das empresas que vão fazer os estudos de traçado e de viabilidade econômica da Ferrovia Norte-Sul, passando pelos quatro estados.

O documento foi assinado pelos secretários de Infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini; do Paraná, José Richa Filho; do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque; e pelo deputado federal Edson Giroto, representante do Mato Grosso do Sul. Pelo governo federal, assinaram o ministro Paulo Sérgio Passos, o secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
52,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
Podologia Cambé
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/
Sair da versão mobile