Escute a noticia. Clique no Player acima!
Com a aproximação do verão, que traz o aumento das chuvas e das temperaturas, a Secretaria Municipal de Saúde Pública de Cambé divulgou um calendário de seis mutirões de limpeza até o final de dezembro. Essas ações visam a ajudar os moradores a manter seus quintais limpos e livres de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Calendário dos Mutirões de Limpeza
Os mutirões começam neste sábado, 9 de novembro, atendendo aos bairros da área de abrangência do Centro de Saúde de Cambé. Os próximos mutirões acontecerão nas seguintes datas e locais:
- 23 de novembro: Área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Guarani.
- 30 de novembro: Área de abrangência da UBS do Novo Bandeirantes.
- 7 de dezembro: Área de abrangência da UBS do Algacyr Ferreira.
- 14 de dezembro: Área de abrangência da UBS do Silvino.
- 21 de dezembro: Área de abrangência da UBS do Cristal.
Procedimento para o Mutirão
Os caminhões do mutirão começarão a circular pelas ruas dos bairros às 7h da manhã, recolhendo objetos que possam acumular água, como móveis velhos e madeiras. No entanto, galhos, folhas, entulhos e materiais de construção não serão aceitos.
A coordenadora de Endemias, Daniele Rigone, recomenda que os moradores depositem os itens autorizados na calçada na sexta-feira anterior ao mutirão. “O caminhão já pode ter passado na rua se o morador deixar para fazer isso no sábado”, explica a coordenadora. Em situações de alto volume de descarte, os caminhões podem retornar durante a semana para concluir a coleta.
Importância do Mutirão
Segundo Rigone, a ação conjunta entre o município e a população é fundamental para evitar a proliferação do Aedes aegypti. “Daremos início a mais uma etapa dos mutirões de limpeza e contamos com a colaboração de toda a população para eliminar possíveis focos do mosquito. Nesta época em específico, com condições climáticas favoráveis à reprodução dos mosquitos, precisamos redobrar os cuidados em nossas residências para evitar um surto no futuro.”
A iniciativa busca reforçar a conscientização e a mobilização da população no combate aos criadouros do mosquito transmissor, sobretudo nesta época em que os índices de proliferação são elevados.