0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
Cerca de 400 crianças que participarão do torneio, fazem parte da iniciativa um professor de educação física junto com a Secretaria de Esportes chamada “Judô nas escolas” e atende hoje quase 700 alunos em escolas municipais. “Em Cambé temos um numero muito grande de praticantes do esporte e o torneio vai ser a oportunidade dos atletas da cidade medirem forças com os de outras regiões” declarou Eduardo Cazarim, secretário de esportes.
Judô nas escolas
O projeto “Judô nas escolas”, iniciado há seis anos, é realizado hoje em seis escolas municipais. As aulas já fazem parte do currículo escolar em alguns centros de educação e em outros são ministradas no contraturno. A prática do Judô tem o objetivo de aproximar as crianças do esporte, melhorar o desenvolvimento físico e a disciplina dos alunos dentro e fora do ambiente escolar.
A iniciativa teve início com o professor de Educação Física, Marcelo Missaka, no CAIC. O projeto se desenvolveu e os professores Allex Bernardes e Murilo Mendes passaram a fazer parte e ministrar o esporte em outras escolas de Cambé. “No início não tínhamos estrutura, fomos conseguindo os materiais aos poucos para preparar o ambiente e as roupas próprias para as aulas.Hoje, além do CAIC, atendemos as escolas Pedro Kotz, Pe. Symphoriano Kopf, José Anchieta, Alvorada e Santos Dumont”, afirmou Murilo.
Além do Judô, a Luta Olímpica também foi implantada nas aulas e recebeu bom retorno dos alunos. Allex explicou que com o tempo foram desenvolvendo a prática, viram que teve boa aceitação e as crianças se adaptaram bem, além disso, completou que os dois esportes são revezados durante as aulas da semana.
Os treinos trouxeram bons resultados para o esporte da cidade, vários alunos já participaram de campeonatos regionais e nacionais, inclusive este ano. Murilo citou que duas alunas participantes do projeto vão representar o Paraná na modalidade de Luta Olímpica em um campeonato nacional em Curitiba: os Jogos Escolares da Juventude.
O comportamento dos alunos que participam das aulas de Judô melhorou, já que o esporte tem forte ligação com a disciplina. “A prática desse esporte ajuda a conhecer melhor o próprio corpo e seus limites. Com isso, a criança se desenvolve em todos os sentidos, dentro e fora dos treinos, tanto na relação com si mesmo, quanto com as outras pessoas”, explicou Allex.
A evolução do projeto chegou à criação da Escola de Lutas, que será inaugurada no final de outubro. De acordo com Murilo, a Escola possibilitará a prática do esporte mesmo depois que os alunos saírem das escolas municipais e poderá formar atletas até uma idade mais avançada. Além do tatame, o local contará também com uma academia, biblioteca, videoteca e possibilitará o ensino de outras modalidades de luta, como o Jiu-Jitsu e Taekwondo.