Escute a noticia. Clique no Player acima!
Neste fim de semana, dias 24, 25 e 26, a ROTAM da 4° Cia PM/ 5° BPM recebeu a instrução de atendimento pré-hospitalar de combate (APH) como parte da sequência de instruções de técnicas policiais que estão sendo ministradas para este efetivo no mês de maio.
Cada vez mais são comuns as ocorrências de confrontos armados em que a possibilidade do desfecho da ocorrência resultar com pessoas feridas e principalmente policiais, por isso a atualização e o aperfeiçoamento destas técnicas são importantes e cruciais para salvar vidas.
O conhecimento oportunamente bem empregado pode ser o fator delimitante para o sucesso da ocorrência, e para engrandecimento do nome de nossa instituição pelo destaque do preparo técnico dos seus membros.
O 1° Tenente QOPM Mário Picetskei Júnior, esteve ministrando aos policiais militares o protocolo de APH de combate MARC 1 e repassando seus conhecimentos adquiridos durante sua carreira realuzando cursos no Brasil e no EUA.
Atualmente este oficial está lotado no grupo anti-bombas do BOPE sediado em Curitiba.
A instrução abrangeu os seguintes tópicos:
– Histórico do APHC;
– Contextualização;
– Balística Terminal;
– Proteções balísticas;
– Protocolos;
– TC3 e MARCH;
– Anatomia básica;
– Sistema Circulatório e Hemorragias;
– Materiais de controle de sangramento massivo;
– Vias Aéreas;
– Materiais de emprego V.A.;
– Respiração;
– Materiais Respiração;
E as Fases do Protocolo:
– Aproximação/Abordagem a feridos no “X”;
– Técnicas de extricação;
– Atendimento Tático em Campo;
– Remoção Tática.
Comunicação Social do 5° BPM
O aprimoramente relacionado a esse tema e fundamental para salvaguardar a vida principal do policial a vez que o mesmo num cenário hosti fica a mercê do tempo de chegada da equipe médica. No qual com o conhecimento básico que se refere a realizar uma simples compressão ou a realização do torniquete fará a diferenca entre a vida e a morte.Parabens pela brilhante iniciativa dos comandantes pois e com esses gestos que valorizamos nossa trapa e podemos prestar com ainda mais qualidade o serviço de excelência que já e a marca registrada da corporação.
Um forte abraço ..!!
Att.FAbio R. Oliveira. Enfermeiro Diretor presidente da sos life assessoria e treinamento. Com credenciamento internacional .Prof. Da escola de ofíciais da Marinha mercante e instrutor de APH e SMEOT ( Suporte Médico Operações Tática). Pela pela sociedade bBasileira de Medicina de Emergência.