Escute a noticia. Clique no Player acima!
Risco de novo rompimento de barragem diminui e buscas são retomadas em Brumadinho, diz Defesa Civil
Os bombeiros retomaram as buscas por sobreviventes na tarde deste domingo (27/01), por volta das 15h00, em Brumadinho, a 60km de Belo Horizonte.
“Trinta e sete falecidos, 287 desaparecidos e 192 pessoas resgatadas com vidas”, informou o Tenente-Coronel Flávio Godinho da Defesa Civil de Minas Gerais até o final desta edição.
A catástrofe aconteceu no início da tarde de sexta-feira no município de Brumadinho e sepultou boa parte das instalações do complexo Córrego do Feijão, da mineradora Vale.
Vinte e nove feridos recebem atendimento em hospitais da região.
A Polícia Civil informou que já foram identificadas 16 pessoas.
Por motivos de segurança, já que a barragem de água de número 6 estava com risco 3, assim informado pela Defesa Civil, ou seja, a qualquer momento poderia ser rompida e a cidade ser atingida, vários acessos à cidade, de 39.000 habitantes, foram fechados.
De acordo com o comunicado, foi rebaido o nível do reservatório da barragem VI, que transbordou após o rompimento da barragem B1.
Ainda segundo o Tenente-Coronel, o risco diminuiu para 1, o que significa que, as pessoas podem retornar às suas casas que não há risco iminente e risco aos bombeiros.
Os parentes dos desaparecidos e mortos ainda continuam exigindo informações da empresa e das autoridades. Muitos dos solicitantes das informações, estão com dificuldades de terem conhecimento sobre o estado das vítimas e nomes.