Escute a noticia. Clique no Player acima!
Em 2020 o Flamengo teve uma brusca queda de receita com a ausência de bilheteria, chegando a 73% em relação ao que havia faturado em 2019.
Mas nem mesmo as dificuldades impostas pela pandemia conseguiram evitar que o Flamengo FC venha a ter em 2021 o maior faturamento de toda a sua história. Serão R$ 980 milhões com um superávit previsto de R$ 137 milhões.
O responsável por esse fantástico desempenho foi o marketing do clube que conseguiu aumentar as receitas em 64%. Um dos fatores preponderantes foi o aumento das cotas do pay-per-view e também as premiações recebidas.
Para se ter uma noção do volume desse aumento de receitas, no primeiro semestre do ano passado o clube havia arrecadado R$325 milhões de reais, já no mesmo período deste ano chegou a R$364,7 milhões.
Na verdade, uma série de fatores pesaram neste ótimo resultado, como as novas fontes de receitas criadas, valores mais altos de patrocínios e as vendas por mais de 100 milhões de reais do atacante Rodrigo Muniz para o Fulham da Inglaterra e do meio -campista Gerson para o Olympique de Marseille da França.
Foram vendas importantes e com grande peso no orçamento rubro-negro.
O clube sofreu não só um grande prejuízo de mais de R$ 120 milhões se levarmos em conta a ausência de bilheteria mas também com a queda brusca no número de sócio-torcedores.
Em março de 2020 o rubro negro possuía 125 mil sócio-torcedores, contudo atualmente não passa de 52.956 associados, uma queda brutal de mais de 70 mil pessoas. Essa receita era a segunda maior do clube, só mesmo os direitos de transmissão dos jogos a superavam. O Flamengo tratou de fazer uma profunda reformulação em seu programa de sócio-torcedor, mas até agora não rendeu os resultados esperados. Isso somente deverá ocorrer quando houver a volta de público aos estádios.
Entretanto o clube conseguiu superar tudo isso com o aumento de outras receitas. Uma das apostas fortes do clube da Gávea é o lançamento da “FlaTV+”, um serviço pago de streaming.
A diretoria rubro-negra atribui esse crescimento das receitas a vários fatores como a melhor exploração de publicidade nas redes sociais e na FlaTV. Também pesou demais na balança a assinatura de novos contratos de patrocínio principalmente com Mercado Livre e a Havan que acabaram substituindo antigos parceiros do clube. Os novos contratos foram feitos com valores bem superiores aos patrocínios mais antigos.
Outra novidade também foi à primeira parceria do Flamengo com uma empresa do mercado de apostas esportivas.
O clube fechou um acordo de patrocínio com a Sportsbet.io para receber cerca de R$ 20 milhões por dois anos e meio. O contrato irá até dezembro de 2021.
A Diretoria não para e outras medidas de marketing estão sendo tomadas pelo Flamengo. O clube já assinou um acordo com a Socios.com para lançar os seus Fan Tokens. A Socios.com é uma empresa internacional dessa área que já possui parcerias com nada menos que o Paris Saint-Germain, Barcelona, Manchester City, Juventus, Atlético Mineiro e Corinthians.
O contrato vigorará até dezembro de 2025 e a expectativa é de que renda até R$ 145 milhões ao clube. O clube terá um valor mínimo garantido e outra parte variável atrelada ao desempenho, dependendo do volume das vendas das criptomoedas.
A parceria ainda inclui sua marca nas camisas de treino do time profissional masculino e no uniforme de jogo da equipe feminina, além de um pacote de mídia na FlaTV e em suas redes sociais.
O clube da Gávea não anda atrás somente de craques para sua equipe e de títulos em campo. O Flamengo pretende ser o campeão de receitas do futebol nacional.