Promoção do empreendedorismo em Cambé

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

O estímulo do empreendedorismo é algo que Cambé tem feito ao longo dos anos, com eficácia e prontidão. Além da Sala do Empreendedor criar cronogramas anuais que estimulam as fórmulas do microempreendedorismo, oferecendo oficinas gratuitas numa parceria com Sebrae; esta localidade tem ainda tentado estimular as noções empreendedoras junto dos mais novos.

Iniciativas em escolas – como aconteceu em 2017 – visam apresentar aos jovens as primeiras noções de empreendedorismo, para lhes ensinar os princípios que regem a criação de um negócio, incluindo no que respeita ao desenvolvimento e à comercialização de produtos.
Este projeto, destinado aos alunos mas também aos restantes profissionais da escola (como pedagogos, professores e contínuos, visa educar a população sobre as dinâmicas profissionais empreendedoras, permitindo um melhor conhecimento sobre as mesmas e a criação de um maior sentido de comunidade. Neste sentido, também o empreendedorismo comunitário – atualmente em crescimento em todo o Brasil – surge como foco das estratégias aplicadas em Cambé.
As várias turmas que contactam com este tipo de iniciativa aprendem a produzir alguns produtos artesanais, a realizar adventos culinários e a cultivar o gosto pelas artes e pela partilha de ideias.
Tubo de ensaio de pequenas empresas fictícias, este espaço escolar é uma forma da comunidade de Cambé poder iniciar e cultivar o interesse pelos pequenos negócios, ajudando a explicar aos mais novos as lógicas de mercado. Da contabilidade, ao investimento, passando pelas vendas e o lucro, estas crianças passarão a ter uma noção mais clara do funcionamento da economia e poderão avançar para o futuro de uma forma mais informada.
O ganho de competências, a par com esta consciência, poderá promover a continuação do crescimento do empreendedorismo em solo brasileiro.

O empreendedorismo no meio digital

O Brasil tem vindo a se revelar como um país onde o empreendedorismo está em crescimento. As dinâmicas económicas e sociais, a par com a falta de postos de trabalho, tem levado muitas pessoas a procurar abrir o seu próprio negócio.
Evidentemente, perante a digitalização do mundo atual, muitas destas pessoas escolhem o e-commerce como forma de se estabelecerem, criando lojas online que visam sustentar as suas famílias e concretizar os seus sonhos e objetivos para o futuro.
A par com a tendência para criação empreendedora de lojas online, surge uma igual tendência, junto do consumidor, para preferir as compras através da Internet. Embora esta seja uma mudança compatível na forma de consumo, no entanto, ela não está livre de desafios. Hoje, a concorrência intensa obriga, mais do que nunca, à adoção de estratégias de marketing intensas, que tornem a loja visível aos olhos do consumidor, destacando-a das demais.
A falta de tempo para as questões do marketing é uma grande queixa dos empreendedores brasileiros e, por isso, cada vez mais, estes adotam modelos como o Dropshipping e permitem que parceiros se ocupem das questões relacionadas com a gestão logística. Sem precisarem de se preocupar com os produtos, com a injeção inicial de montantes absurdos ou com o embalamento e entrega dos produtos, estes empreendedores passam, então, a poder preocupar-se com a construção de uma marca sólida e a sua difusão junto do público-alvo da sua empresa.
Fazendo uso de várias estratégias e recorrendo, também, às redes sociais para a criação e fidelização do seu público, o empreendedorismo brasileiro tem vindo a proliferar e chega aos nossos dias com uma expressão significativa.

A realidade do empreendedorismo atual brasileiro

Ao longo dos anos, o crescimento da mentalidade empreendedora no Brasil tem sido notória, havendo um incremento muito significativo no número de negócios criados pelo povo brasileiro.
Segundo os dados revelados pelo Empresômetro, em 2019, a tendência para este crescimento mantém-se, sendo que, só no mês de Fevereiro, se assistiu ao nascimento de mais de duas centenas e meia de empresas.
Estas empresas integram diversos setores, focando-se principalmente naqueles que têm maior proximidade com o público, tais como o comércio de roupa, os salões de beleza ou as lojas de varejo. As mudanças regionais, no Brasil, são também visíveis, notando-se o papel da cultura loca na escolha da atividade a realizar nos negócios criados.
Também no meio online o crescimento de empresas e lojas online apresenta um crescimento significativo, que gera uma maior concorrência dentro do mercado digital
Vale a pena salientar que muitas pessoas estão a tomar uma atitude mais empreendedora devido às condições econômicas do país e para tentarem evitar situações de desemprego. A fuga a esta crise laboral e financeira, no entanto, tem sido responsável pela falta de sucesso de muitas empresas, na medida em que os seus criadores se encontram, à partida, desmotivados.
De enaltecer, no entanto, é esta tentativa do povo brasileiro para contornar as lógicas da crise e se estabelecer, de uma forma mais sólida, procurado trabalho por conta própria e criando novas empresas no país.

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
52,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
Podologia Cambé
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/
Sair da versão mobile