Escute a noticia. Clique no Player acima!
A substituição das lâmpadas é feita paralelamente à troca de luminárias de um metro por outras de dois ou três metros, com a extensão dependendo também do local. As obras, informa José Ruiz Rodrigues, são estendidas também para as vielas, que já receberam 60 postes completos com lâmpadas e luminárias. Foram contempladas vielas do Jardim Tupi, Jardim Santo Amaro, Jardim do Café, Conjunto Cambé 2, Jardim Casagrande, Jardim Tarobá, Jardim Ana Elisa 2 e Jardim Rian.
Alguns trechos de rua que não dispunham de iluminação também receberam a melhoria. O secretário menciona entre eles parte das ruas Londrina (próximo ao CAIC), Antonina (próximo Unidade de Saúde 24 Horas), Pedro Lovato, Avenida Patrocínio Brandão Machado e Avenida Caetano Campi. As obras de iluminação atingem também as estrada rurais, com destaque para a do Bratislava, no trecho entre a BR-369 até a entrada do distrito. As obras deverão ser executadas no início de junho.
Praças e espaços públicos centrais, por outro lado, passam por obras de troca de fiação e de postes. São os casos da Praça Santo Antonio, do Calçadão da Avenida Brasil e do Centro de Eventos. Em alguns dos locais as substituições já foram iniciadas. A previsão do secretário de Obras é de entrega das melhorias nesses pontos em 30 dias.
Os serviços são executados por empresas vencedoras de licitações. A Eletrofio, de Maringá, opera nas ruas do município. Nas vielas a execução é feita pela Tornearia Paranavaí. O Programa de Iluminação Pública tem investimento de cerca de R$ 1,7 milhão, com recursos da Cosip – Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública.