Programa de controle da dengue é lançado em reunião do comitê gestor

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

Na primeira reunião do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue realizada nesta quarta-feira (27), em Curitiba, foi lançado o novo programa estadual, que substituirá o plano emergencial lançado em janeiro deste ano. O novo plano prevê ações para o ano inteiro, a fim de evitar que municípios atuem no combate à dengue somente em determinadas épocas.

“Trabalhamos até o mês de abril com um plano emergencial de 90 dias porque a situação era crítica. Porém, como prevíamos, a partir de agora, com a redução do número de casos autóctones em relação ao ano passado, devemos pensar em longo prazo”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. Segundo ele, a partir de maio o foco será em ações que possam antecipar epidemias e diminuir a ocorrência de casos graves nos próximos anos. Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde mostrou que a partir do ano de 2007 o Estado do Paraná registrou confirmações de casos da doença em todas as semanas do ano.

O programa foi elaborado com a colaboração dos técnicos das 22 Regionais de Saúde, que se reuniram em Curitiba nos dias 25 e 26 de abril para sugerir ações a serem incorporadas ao novo programa. O plano estadual foi dividido em cinco eixos: assistência, vigilância epidemiológica, comunicação/mobilização e gestão e responsabilização.

No eixo da assistência, a Secretaria da Saúde prevê a oferta de leitos e a capacitação de médicos para atender casos graves de dengue, a fim de evitar as mortes pela doença. “As Federações das Unimeds, das Santas Casas e dos Hospitais do Paraná integram o comitê e com certeza contribuirão para que está discussão chegue também aos hospitais particulares e filantrópicos”, destacou o superintendente.

Na Vigilância Epidemiológica uma das ações será o monitoramento do sorotipo viral e a identificação de uma provável mudança de sorotipo, inclusive com a possível chegada do sorotipo Den 4. “Sabemos que o Den 4 não é mais nem menos agressivo que os outros, no entanto, todos os cidadãos do Estado estão suscetíveis a este sorotipo”, enfatizou Paz.

Outra ação prevista no plano é a ampliação dos comitês de mobilização. “Hoje, somente um terço dos municípios tem instituído o comitê de mobilização no combate à dengue”, enfatizou o superintendente.

Na área de gestão haverá um acompanhamento e supervisão mais efetiva dos municípios, inclusive com apoio dos órgãos de controle público e social.

NÚMEROS – Durante a reunião a Secretaria de Saúde divulgou o novo informe semanal. Foram notificados 46.442 casos, sendo que 15.173 foram confirmados (14.859 autóctones e 314 importados). Também foram confirmadas mais duas mortes: uma em Ibiporã e a outra em Londrina.

De acordo com o informe, houve redução de 36,6% no número de casos autóctones em relação ao mesmo período do ano passado. Até a Semana epidemiológica 16/2011 foram confirmados 14.859 casos autóctones e no mesmo período de 2010 foram 23.451 casos autóctones.

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
52,000SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/
Sair da versão mobile