Escute a noticia. Clique no Player acima!
O professor Charles Feldhaus, do Departamento de Filosofia, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), participa na próxima sexta-feira (13) de um evento internacional, em Miami/Flórida, nos Estados Unidos. Ele explica que sua palestra consiste em uma aproximação entre o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UEL e a Global Florida University, dentro do Acuerdo de Cooperación UEL-Brasil/OHA. A atividade faz parte do processo de internacionalização da Universidade.
Charles Feldhaus explica que a internacionalização permite a professores e estudantes alunos do Programa de Pós-graduação em Filosofia (mestrado e doutorado) realizarem parcerias e pesquisas com pesquisadores de outros países. “Também melhora a avaliação do programa junto a CAPES que costuma usar como um dos critérios – para conceder melhor nota a um programa de pós-graduação – o grau de internacionalização’’, afirma o professor.
A internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UEL ocorre com ações mais isoladas e não através do bloco de programas da UEL, conforme o professor Charles Feldhaus. O doutorado em Filosofia estava recém-aprovado, quando a Universidade preparou a proposta de um programa institucional de internacionalização. Assim, ele não foi incluído.
Para suprir a necessidade do programa, os professores têm feito estágios de pesquisa de pós-doutorado na Alemanha, por exemplo. “Eu e um outro colega realizamos estágio de pesquisa de pós-doutorado na Martin Luther University of Halle-Wittenberg. Outros colegas foram para uma universidade de Freiburg na Alemanha também”, detalha Charles Feldhaus.
Fonte: O Perobal / UEL