0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
Durante a cerimônia, João Pavinato comemorou mais essa conquista na área da saúde na cidade. Cambé está entre uma das três cidades do Paraná que recebem duas Clínicas da Mulher e da Criança enquanto as demais cidades receberão apenas uma.
A secretária de saúde apresentou à comunidade os programas que serão desenvolvidos na Clínica. O projeto é de iniciativa conjunta do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal em que a construção do espaço e a compra dos equipamentos são encargos da administração estadual e o ônus com a contratação de especialistas e técnicos está sob a responsabilidade do município.
As Clínicas da Mulher e da Criança na cidade propiciarão o atendimento especial para mulheres, crianças e adolescentes visando a prevenção e promoção à saúde, reduzindo assim o número de óbitos infantis e maternos. A meta é realizar até 40 mil atendimentos por mês nas duas clínicas de Cambé. Além de exames de ultrassonografia, preventivo de colo de útero e de mama, as mulheres também poderão realizar consultas com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas nas clínicas. O acompanhamento à saúde da criança será possível desde a barriga da mãe até a adolescência, com exames e técnicas específicas para a infância. As Clínicas também prestarão atendimento familiar através do Programa Saúde da Família.
O investimento da obra da Clínica da Mulher e da Criança do Novo Bandeirantes é de mais de R$ 400 mil e está prevista a entrega até o final do ano. A secretária de Saúde estima que a partir de janeiro de 2011 a Clínica já poderá atender a população.