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A 2ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) divulgou ontem o balanço da Operação Padrão realizada na Rodovia Celso Garcia Cid (PR-445), realizada na quarta-feira. Foram fiscalizados 560 veículos, que resultaram em 112 autuações. Ao todo foram notificados 73 veículos por excesso de velocidade, 12 por falta de equipamento obrigatório, três pela não utilização de cinto de segurança, um por ultrapassagem em local proibido e 23 por outras infrações.
”Motoristas continuam abusando da velocidade nas proximidades da Universidade Estadual de Londrina (um dos pontos onde foi realizada a operação) e a constatação é de que a maioria dos motoristas era de Londrina, seguida por motoristas de Cambé e só uma pequena parcela era de fora da região”, explicou o subtenente Emerson Pacheco, da PRE.
Ele diz que a surpresa ficou por conta do baixo número de autuações por falta de cinto de segurança e por ultrapassagem em local proibido, que encabeçavam a lista de autuações em fiscalizações anteriores. Sobre a possibilidade de realizar campanhas educativas, Pacheco revela que a PRE pretende estabelecer parcerias para criar campanhas durante a Semana Nacional do Trânsito.
Segundo o subtenente Emerson Pacheco, a operação foi motivada pelo aumento do número de acidentes na PR-445. De acordo com a PRE, de maio a julho do ano passado foram registrados 113 acidentes, que resultaram em 85 feridos e dois mortos. No mesmo período de 2011 aconteceram 156 acidentes, com 105 feridos e 13 vítimas fatais.
”Esta operação será realizada frequentemente, provavelmente de 15 em 15 dias”, explica o subtenente. Segundo ele, o número de autuações não é um motivo a ser comemorado, pois quanto menos infrações forem detectadas menor a quantidade de acidentes. Foram colocados cinco pontos de vigilância ao longo da rodovia. Ele conta que os pontos de fiscalização serão alterados para que o condutor passe a se policiar sozinho.
Um dos pontos onde a PRE mais registrou autuações por excesso de velocidade é em frente à UEL. O viajante Cláudio Dias Medeiros, conta que já presenciou um acidente nas proximidades. Para ele, a solução seria a duplicação da pista.
Para a funcionária pública Marta Ceribelli, deveria ser instalado um equipamento que obrigasse os motoristas diminuirem a velocidade. ”Às vezes preciso esperar até 10 minutos para atravessar a rodovia”, conta Marta.
Fonte: Folha de Londrina
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1–778-20110805