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“Vamos ouvir a população para levantar dados essenciais para o projeto como hábitos de uso, maior concentração de usuários, origem e destino e a aceitação de um novo modelo de transporte”, afirmou Thimóteo.
A pesquisa será conduzida pela Universidade Federal de Santa Catarina que recebeu o investimento de R$ 400 mil do Ministério do Transporte que investiu para a realização dessa etapa do projeto. O trecho Painçandu-Ibiporã foi selecionado em 2007 para fazer parte do Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros que prevê a implantação de trens de passageiros em todo o país para a promoção da integração regional e desenvolvimento econômico.
O projeto do Trem Pé Vermelho pretende atender uma população de 2 milhões de habitantes ao longo de 152 quilômetros, atravessando 13 municípios do norte do estado:Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina e Ibiporã.
Segundo Thimóteo, será construída uma nova linha ferroviária para o transporte de passageiros ao lado da linha existente que liga as cidades do trecho. “O itinerário já está definido com base na atual ferrovia da região. A construção paralela da linha de passageiros irá diminuir drasticamente os custos do projeto já que não será preciso fazer desapropriações”, ressaltou o coordenador.
Thimotéo ainda afirmou que a modalidade de transporte de passageiros a ser implantada será semelhante à metroviária, com trens modernos e velozes, com velocidade de até 80 km/h e regularidade de frequência e tempo.
O prefeito João Pavinato, em reunião com os coordenadores do projeto e a imprensa local, reafirmou seu apoio à implantação do trem de passageiros. “O transporte ferroviário de passageiros é o transporte do futuro tendo em vista os problemas iminentes que o trânsito crescente de veículos acarretará. A modalidade ferroviária leva vantagem na quantidade de usuários, velocidade e conforto que propicia ao passageiro e também na questão ambiental, já que a emissão de poluentes é significativamente menor em relação ao transporte rodoviário”, salientou o prefeito.
Pavinato lembrou que Cambé tem um longo vínculo com o transporte ferroviário e que almeja a volta do transporte de passageiros em benefício da população cambeense. “A ferrovia em Cambé atrai muitos investimentos para a cidade, como a instalação de grandes empresas como a Vilma Alimentos e a Standard Logística. Se for possível conjugar o transporte de cargas e o de passageiros, a população de Cambé será muito beneficiada”, acrescentou o prefeito.
Os coordenadores esperam que no início de 2011 já tenham os dados da pesquisa em mãos para a aprovação do projeto e captação de recursos para a implantação. De acordo com Thimóteo, a meta para a construção e funcionamento do Trem Pé Vermelho é de cinco anos.