0:00
Escute a noticia. Clique no Player acima!
O pároco Romão Antônio Martini Martins afirma que a entrega da área para atendimentos diversos da comunidade pelas irmãs salesianas e voluntários é parte de um trabalho desenvolvido há anos no bairro pelas pastorais do Dízimo e da Partilha. A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora já construiu 48 casas para famílias de baixo poder aquisitivo de Londrina e região. A maioria dessas casas contemplam moradores do Campos Verdes.
Este ano a Paróquia Auxiliadora inaugurou a casa das irmãs da Congregação Salesiana, construída em parte do terreno doado pela Prefeitura de Cambé. No local moram três irmãs e uma noviciada que ficam à disposição da comunidade. O Centro Social foi erguido ao lado da casa das irmãs.
Segundo a coordenadora da Pastoral da Partilha, Ana Paula de Souza Broboff, os voluntários da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora atendem atualmente 42 famílias do Campos Verdes. Padre Romão Antônio Martini informa que o projeto social e religioso no bairro começou originalmente no Conjunto João Turquino, que faz divisa com o Campos Verdes. Ele acrescenta que o Centro Social atenderá os moradores com médicos, dentistas, professores para reforço escolar e pessoas que poderão coordenar outras atividades sociais. Todos serão voluntários.
Antes da construção os atendimentos e os eventos religiosos eram realizado no barracão da horta comunitária mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Cambé. Padre Romão e a coordenadora Ana Paula lembram que profissionais da área de agronomia que fazem parte das pastorais participam das atividades da horta. A cada 15 dias famílias do Campos Verdes ocupam com uma barraca de hortaliças o pátio da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora para vender produtos nas saídas das celebrações religiosas.
“As famílias que participam da horta não tinham como vender seus produtos, pois isso exige procedimentos legais, inclusive sanitários, e mesmo com a autorização para a comercialização nós sabemos que os estabelecimentos comerciais já tem os seus fornecedores. Por isso abrimos a possibilidade das hortaliças, de boa qualidade, serem vendidas no pátio da paróquia”, afirma padre Romão Martini.
O trabalho social da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora no Jardim Campos Verdes rendeu ao Padre Romão prêmio na categoria solidariedade concedido pelo Jornal de Londrina.