Escute a noticia. Clique no Player acima!
Os cartórios de Registro Civil do Paraná já emitiram mais de 340 mil números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) diretamente em certidões de nascimento, segundo a Central de Informações do Registro Civil (CRC), administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). O serviço, iniciado em dezembro de 2015, no estado, é feito no mesmo momento do registro da criança.
“O serviço facilitou a vida dos pais, que já possuem bastante preocupação nessa fase. Por meio deste procedimento, a criança já sai na hora com a certidão constando duas informações importantíssimas para o exercício da sua cidadania: o CPF e o registro de nascimento”, afirma o presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), da Arpen-Brasil, e diretor da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Arion Toledo Cavalheiro Júnior.
O registrador ainda reforça que com o número do CPF, o recém-nascido passa a ter alguns benefícios, como por exemplo a oportunidade de ser incluído imediatamente pelos pais em planos de saúde, ter acesso a programas sociais do Governo e possibilidade de abertura de contas bancárias em seu nome.
Ainda de acordo com o levantamento, o estado é o quarto que mais realizou o ato no país, ficando atrás apenas de São Paulo (1.367.110), Rio de Janeiro (477.434) e Minas Gerais (371.763). No Paraná, o serviço foi idealizado por meio do Irpen-PR junto à Receita Federal com apoio da Anoreg-PR.
Como fazer?
A emissão do número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) é gratuita e realizada no momento do registro do nascimento. Sendo assim, ela deve ser feita no cartório mais próximo da casa dos pais ou do parto da criança. O serviço é oferecido pelos 537 cartórios de registro civil do estado, presentes em todos os municípios paranaenses e também em pequenos Distritos e Subdistritos.
Sobre a Anoreg-PR
A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR) é a entidade de representação dos titulares dos cartórios extrajudiciais no Paraná, reunindo cerca de mil ofícios em todo o estado, entre Tabelionatos de Notas, Tabelionatos de Protesto, Registros Civis, Registros de Imóveis e Registros de Títulos e Documentos. Atua como porta-voz da classe, bem como na sua qualificação técnica para que possa prestar melhores serviços aos usuários, e na difusão de informações ao cidadão, ainda desconhecedor da gama de serviços prestados pelo segmento. Mais informações: www.anoregpr.org.br.