Escute a noticia. Clique no Player acima!
O café é uma bebida popular e a mais consumida pelos brasileiros, conhecida por muitos como “a energia que move o Brasil”. Porém, o maior consumidor de café ainda é o EUA, com cerca 25 milhões de sacas por ano, enquanto o Brasil consome cerca de 22 milhões. Apesar disso, estamos chegando perto.
Há dois tipos principais de grãos: o Arábica e o Robusta (a variedade do Robusta que o brasil produz é o Conilon). O Brasil é o maior produtor da espécie Arábica e também o maior exportador mundo.
O café é mundialmente conhecido por sua capacidade de acelerar o metabolismo e de proporcionar ao corpo um efeito termogênico, graças a cafeína, substancia presente nessa bebida. No entanto, este não é o único benefício. O café faz muito bem para a saúde, protegendo o fígado, ajudando na saúde cognitiva e mental, e protegendo o corpo com efeitos antioxidantes.
A grande maioria dos suplementos conhecido como pré-treinos, utilizados para dar mais energia durante a prática de atividades físicas, é a base de cafeína. Os suplementos termogênicos, voltados para a queima de gordura, também são. –Por este motivo, esta é uma substância muito valorizada por atletas e praticantes de atividades físicas, que buscam alta performance ou apenas melhorar o desempenho nos treinamentos.
Portanto, uma excelente forma de se obter estes benefícios sem precisar suplementar é simples, rápida e muito mais saborosa: tomar uma xícara de café antes da atividade física trata mais energia e aumentará a capacidade de queimar gordura.
Por sua atuação na proteção do fígado, o café auxilia nossa saúde evitando o acúmulo de gordura neste órgão, prevenindo contra doenças sérias, como a cirrose e o câncer de fígado.
As vantagens não param por aí, também temos ganhos para a saúde do cérebro. Atuando na parte cognitiva, o café ajuda na atenção e nos reflexos. Seja no trabalho ou na faculdade, ele é um ótimo aliado para se manter concentrado. Segundo pesquisas, consumir regulamente o café ajuda na prevenção contra o surgimento precoce do Alzheimer e na Doença de Parkinson.
Sempre ouvimos falar que alimentos com propriedades antioxidantes fazem muito bem para a saúde – e o café é um deles. Sabe-se que o câncer é uma das doenças mais preocupantes da atualidade, sendo uma das causas de morte mais prevalentes em todo o mundo. O café, por sua vez, é um grande aliado na prevenção de vários tipos de câncer, então, que tal apostar na prevenção e tomar uma xícara de café?!
Além de tudo isso, há diversos estudos sobre os benefícios do café na prevenção do diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares. Os resultados estão se mostrando positivos, aumentando a lista de benefícios do consumo do café na saúde.
Por fim, é sempre bom lembrar que tudo em excesso faz mal, com o café não é diferente. Aprecie com moderação: três xicaras por dia (uma pela manhã, uma depois do almoço e outra no fim da tarde é uma ótima sugestão) já garantem todos os benefícios acima.
Outro ponto que merece atenção é com o que acrescentamos no café “preto”. Muito açúcar, chantilly, creme de leite entre outras coisas podem deixar o café menos saudável.
Portanto, o café traz muitos benefícios à saúde. Tomando essa bebida regulamente será notório o aumento de disposição, atenção e bem-estar, graças a este saboroso auxilio para a saúde do corpo e da mente.
Realmente como pré treino e para ajudar a emagrecer é “batata”, é “café “.