Escute a noticia. Clique no Player acima!
A 24º edição da Oktoberfest de Rolândia encerrou nesse domingo, depois de 10 dias de festa, recebendo 60 mil visitantes de Rolândia e de várias cidades da região, que consumiram 22 mil litros de chope e 15 mil pratos de comidas típicas. Em 2011, o evento contou com a visita do governador do Paraná Beto Richa na última sexta-feira (14), convidado pelo prefeito Johnny Lehmann. Além da decoração típica que fez a ligação entre Rolândia e a Alemanha relembrando as origens da Oktoberfest, o evento contou com concursos de Chopp em Metro, Guaraná em Metro e Lenhadores, shows folclóricos, danças típicas, gastronomia alemã, muita música e apresentações culturais.
A Oktoberfest foi realizada na Villa Germânica de Rolândia de 7 a 16 outubro, celebrando a imigração alemã no norte do Paraná e divulgando a cultura do povo germânico. Para o presidente da Associação Comunitária Oktoberfest de Rolândia, Antenor Soares Bem, a festa representa a identidade da cidade, sendo importante para economia, cultura e alegria da população. O prefeito da cidade, Johnny Lehmann, ressalta a importância histórica do evento. “A Oktoberfest é uma maneira de mantermos as tradições vivas e passar essa bagagem histórica para as gerações mais novas”.
Os concursos Chopp em Metro, Guaraná em Metro e Lenhador animaram o público e somaram grande participação. O Guaraná em Metro teve cerca de 120 crianças competindo para beber o mais rápido possível 350 ml de guaraná. No Lenhadores, foram cerca de 60 duplas disputando para serrar uma tora de madeira com um serrote do tipo traçador. No masculino, venceu a dupla Vitor Tozzi e Cesar Augusto Pirani e, no feminino, Melissa Perucci e Cláudia Graciano de Brito.
O Chopp em Metro contou com mais de 150 participantes, organizados em etapas de cinco competidores. Os vencedores de cada etapa participaram da final, que aconteceu no último sábado. A vencedora foi Angela Gair, que bebeu os 600 ml de Chopp Brahma em apenas trinta segundos. No masculino, quem ganhou foi o João Fernando da Cunha, com a marca de 14 segundos.